Os ônibus elétricos que operam em duas linhas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) pararam de circular na manhã desta quinta-feira (7). A interrupção afeta as rotas Estação Aeroporto x Parque São Paulo e Estação Aeroporto x Simões Filho, causando transtornos aos usuários do transporte público.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Paulo Afonso (Sindmetro), a suspensão das operações é por tempo indeterminado. O presidente do Sindmetro, Mário Cleber, critica a quantidade insuficiente de ônibus elétricos disponibilizados pelo governo estadual, apontando que foram entregues apenas 19 veículos para atender todo o estado. “Criaram mais quatro linhas e tiraram os ônibus de outras quatro. Agora, temos apenas dois ônibus por linha, e o que passava a cada 30 minutos está demorando três horas”, explica Cleber.
As linhas suspensas foram lançadas recentemente, em 20 de setembro, e fazem os trajetos Parque São Paulo (Lauro de Freitas) x Terminal Aeroporto e Simões Filho x Terminal Aeroporto, com integração ao sistema de metrô.
O Sindmetro afirma que já solicitou providências e afirma que, caso não haja respostas, outras linhas podem ser interrompidas, incluindo as rotas São Francisco do Conde x Águas Claras e Madre de Deus x Águas Claras.
A reportagem entrou em contato com as empresas envolvidas e com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para esclarecimentos e aguarda retorno sobre a negociação.