A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (30), a operação “Nem Tudo é Liberado” em Salvador, com foco em combater o compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantil em aplicativos de mensagens. A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de distribuir conteúdo ilegal nas redes sociais, incluindo grupos com participação de estrangeiros.
De acordo com a investigação, um homem de Salvador já tinha histórico de denúncias por divulgar e armazenar arquivos ilegais em várias plataformas virtuais. As apurações começaram em 2023, após uma denúncia de uma ONG voltada à segurança online, que identificou grupos em aplicativos de mensagens dedicados ao compartilhamento e venda de mídias com cenas de abuso infantil.
A PF informou que o suspeito será responsabilizado por crimes de divulgação e armazenamento de material de abuso sexual infantil, conforme a Lei 8.069/90, com penas que podem somar até 15 anos de prisão. O material apreendido será analisado para subsidiar a investigação, que será encaminhada ao Ministério Público Federal.