Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero

    04/03/2026

    Deu adeus: Bahia acerta venda de volante para clube da Série B

    04/03/2026

    Colégio estadual de Juazeiro conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros de Handebol

    04/03/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero
    • Deu adeus: Bahia acerta venda de volante para clube da Série B
    • Colégio estadual de Juazeiro conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros de Handebol
    • SEC divulga calendário de exames para certificar interessados em concluir Educação Básica
    • 4ª edição do Festival de Esporte e Lazer da Bahia chega a Mairi, na Bacia do Jacuípe, nesta semana
    • Preço da Hora Bahia reforça alerta sobre medicamentos gratuitos da Farmácia Popular
    • I Seminário Agroecologia contra a Fome debate estratégias para enfrentar a insegurança alimentar na Bahia
    • Destaque de 15 anos marca gol e Bahia empata fora na Copa do Brasil sub-17
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Vítimas de feminicídio aumentaram 96% no estado de SP, em quatro anos
    Últimas notícias

    Vítimas de feminicídio aumentaram 96% no estado de SP, em quatro anos

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO04/03/2026Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    mg 4987
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O número de vítimas de feminicídio no estado de São Paulo aumentou 96,4% em 2025, na comparação com 2021. No ano passado foram 270 mulheres mortas, ante 136 vítimas em 2021. ebcebc

    Considerando os estados da Região Sudeste, 41% das mortes aconteceram em São Paulo. O levantamento é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e foi divulgado nesta quarta-feira (4).

    “O caso de São Paulo chama mais atenção pelo fato de ser um número muito grande em termos quantitativos, de 136 feminicídios para 270. Praticamente duplicou em 4 anos o número de feminicídios aqui no estado. E é um estado que já tinha uma consistência em relação à qualidade do registro da informação [no período analisado]”, disse Samira Bueno, diretora executiva do FBSP.

    Diante disso, Samira afirma que há uma preocupação em relação à violência contra a mulher no estado. “Tem vários casos recentes [que ganharam visibilidade nos últimos meses], o que a gente está vendo na imprensa é, de algum modo, o que está se traduzindo nas estatísticas”, acrescentou.

    Brasil

    Em todo o país, no mesmo período de comparação, houve um crescimento de 14,5% nos registros de vítimas de feminicídios. Só em 2025, foram 1.568 mulheres vítimas de feminicídio no Brasil.

    Em 2022, na comparação com 2021, a alta foi de 7,6%. Na sequência, em 2023 e em 2024, na comparação com o ano imediatamente anterior, o crescimento ficou na ordem de 1% ao ano. No entanto, em 2025, observou-se um novo salto, dessa vez de 4,7% em um ano.

    O FBSP avalia que essa inflexão mais recente rompe a estabilidade relativa – ainda que em patamar elevado – que perdurou nos anos de 2022, 2023 e 2024 e sinaliza um agravamento que não pode ser atribuído apenas ao aprimoramento dos registros desse tipo de crime.

    Violência urbana X violência doméstica

    Segundo a entidade, a evolução das taxas de outros crimes contra mulheres, como ameaça, perseguição, violência psicológica, lesão corporal, estupro e tentativa de feminicídio, também vêm aumentando de forma consistente nos últimos anos, em todo país.

    Os dados mostram que a redução das mortes de mulheres em contextos típicos da violência urbana (como conflitos armados, disputas em contexto de tráfico de drogas e vitimização difusa) ocorre em paralelo ao aumento da letalidade em contextos domésticos, familiares e afetivos.

    “O crescimento dos feminicídios revela a persistência, e em certa medida o recrudescimento, da violência baseada em gênero no espaço privado”, diz a análise.

    O fórum de segurança pública explica que, diferentemente da violência urbana, mais sensível a políticas de segurança pública tradicionais, a violência doméstica é fortemente influenciada por fatores estruturais como desigualdades de gênero, padrões culturais de dominação masculina, controle coercitivo e fragilidades na rede de proteção.

    “O aumento da letalidade nesse contexto sugere dificuldades em interromper trajetórias de violência já conhecidas pelas instituições e aponta para limites na capacidade de prevenção, proteção e resposta do Estado antes que a violência alcance seu desfecho fatal”, avalia a entidade.

    Medidas protetivas

    Dos casos sobre os quais havia informação, 148 mulheres (13,1%) tinham Medida Protetiva de Urgência quando foram mortas. A análise desse elemento contempla 1.127 feminicídios em 16 unidades da federação.

    Na avaliação do FBSP, o contingente expressivo de mulheres assassinadas mesmo após ter pedido socorro ao sistema de Justiça, mostra que a medida é insuficiente. 

    “A concessão da medida protetiva, embora fundamental, não tem sido suficiente para impedir a letalidade em parcela relevante dos casos, o que impõe reflexão sobre monitoramento, fiscalização e integração da rede de proteção.”

    De acordo com o FBSP, atualmente o problema central não é a criação de novas leis, mas a capacidade de implementá-las de modo efetivo.

    O arcabouço legal, afirma a entidade, tornou-se mais robusto, mais específico e mais atento às diferentes dimensões do problema, nos últimos anos.

    Em 2026 a Lei Maria da Penha completa 20 anos. Desde que foi implementada, o Brasil consolidou avanços no plano normativo de enfrentamento à violência de gênero, avalia o Fórum.

    Matéria ampliada às 9h25



    Fonte: EBC

    anos aumentaram Estado Feminicídio quatro vítimas
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorSaiba como o Inema integra a proteção ambiental e o patrimônio arqueológico na Bahia
    Próximo artigo Bahia conquista duas medalhas em evento internacional de boxe
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero

    04/03/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Deu adeus: Bahia acerta venda de volante para clube da Série B

    04/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Colégio estadual de Juazeiro conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros de Handebol

    04/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    SEC divulga calendário de exames para certificar interessados em concluir Educação Básica

    04/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    4ª edição do Festival de Esporte e Lazer da Bahia chega a Mairi, na Bacia do Jacuípe, nesta semana

    04/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Preço da Hora Bahia reforça alerta sobre medicamentos gratuitos da Farmácia Popular

    04/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Destaque 0

    PF prende Daniel Vorcaro em 3ª fase da Operação Compliance Zero

    Por REDAÇÃO04/03/2026

    A terceira fase da Operação Compliance Zero foi deflagrada no início da manhã desta quarta-feira…

    Deu adeus: Bahia acerta venda de volante para clube da Série B

    04/03/2026

    Colégio estadual de Juazeiro conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros de Handebol

    04/03/2026

    SEC divulga calendário de exames para certificar interessados em concluir Educação Básica

    04/03/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Netanyahu afirma que ofensiva contra o Irã será intensificada

    02/03/2026

    Irã eleva para 153 as estudantes mortas em ataque a escola

    02/03/2026

    Bombardeio a Teerã mata ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad

    02/03/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.