Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Juba deve reforçar o Bahia contra o Inter; Pulga avança na transição

    22/10/2025

    Pesquisadores alertam para armadilhas de mercantilizar pauta climática

    22/10/2025

    STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

    22/10/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Juba deve reforçar o Bahia contra o Inter; Pulga avança na transição
    • Pesquisadores alertam para armadilhas de mercantilizar pauta climática
    • STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe
    • Moraes pede vista e suspende julgamento sobre desoneração no STF
    • Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
    • Beneficiários com NIS final 3 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira
    • Estudo prevê substituição de roedor em testes antiveneno de serpentes
    • LGBTQIA+: encontro defende políticas púbicas para combater violência
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Estudo prevê substituição de roedor em testes antiveneno de serpentes
    Últimas notícias

    Estudo prevê substituição de roedor em testes antiveneno de serpentes

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO22/10/2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    10 07 2020 cobra naja 2
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Pesquisa da bióloga Renata Norbert, do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), sobre a substituição de camundongos por ensaios in vitro para controle da qualidade de soros contra o veneno de cobras do gênero Bothrops, foi premiado pela Sociedade Europeia para Alternativa de Testes em Animais, no 13º Congresso Mundial de Alternativas ao Uso de Animais.ebcebc

    O trabalho obteve também menção honrosa do Centro Nacional para a Substituição, Refinamento e Redução de Animais em Pesquisa, organização científica britânica.

    Bothrops é um gênero de serpentes da família Viperidae, popularmente denominadas de jararacas, cotiaras e urutus. A picada dessa serpente é a causadora do maior número de acidentes com cobras no Brasil. Somente este ano, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) registrou 12 mil acidentes desse tipo.

    Em entrevista para a Agência Brasil, Renata Norbert disse que o estudo vem sendo desenvolvido há algum tempo porque, desde 2001, o INCQS vem fazendo apelos para a substituição desses animais, não só para evitar o sofrimento da espécie nos testes, mas também porque a pesquisa demonstrou resultados mais rápidos e mais baratos.

    Segundo Renata, a cadeia produtiva antiveneno engloba muitas etapas. Em todas elas, desde a produção, há um controle interno para assegurar a qualidade.

    Ao final da produção, o lote vai para teste no INCQS, onde também é utilizada uma grande quantidade de camundongos visando a liberação do produto para o Programa Nacional de Imunização (PNI) para a população brasileira.

    “Nós conseguimos avançar na fase de pré-validação que, até o momento, no mundo inteiro, não existe para antivenenos. Existe para cosméticos, existe para outros produtos. Para antivenenos, é a primeira pesquisa que chega à fase de pré-validação”, acentuou Renata.

    Agora, o estudo está na última fase, que abrange a reprodutibilidade de outros laboratórios para atestar a robustez do método. “Os outros laboratórios vão testar a metodologia que a gente pré-validou para observar se eles conseguem obter os mesmos resultados. Acho que esse foi o maior diferencial do nosso trabalho:  avançar um passo a mais na validação”.

    Metodologia

    A substituição de camundongos por células Vero, cultivadas em laboratório, poderá ser adotada também por produtores, o que evitará o uso de roedores. A metodologia in vitro prevê o uso dessas células Vero que, após serem fixadas em placas, recebem uma mistura de soro com veneno.

    Caso as células permaneçam intactas, o soro está aprovado porque inibiu a ação do veneno. Qualquer efeito tóxico, ao contrário, significa que o soro foi reprovado.

    Depois dessa etapa, a meta é submeter o resultado da pesquisa para a farmacopeia brasileira, de modo a  colocá-lo em prática. “A gente quer sair da pesquisa e aplicá-la na prática”, diz a especialista.

    Serão montados kits de ensaios para que os laboratórios possam realizar a metodologia e verificar os resultados, fazendo-se ainda a comparação entre os resultados apresentados pelos laboratórios. “Com os dados, a gente faz a estatística e vê a reprodutibilidade, se eles conseguem obter os mesmos resultados que a gente conseguiu no INCQS”, frisa Renata. Esses resultados serão publicados e submetidos aos órgãos reguladores. “O nosso sonho é fazer um estudo maior, que incluísse até laboratórios fora do Brasil porque essas serpentes Bothrops existem em outros países, como a Costa Rica, por exemplo. Não se limitam ao Brasil”, acrescenta.

    Para Renata Norbert, o reconhecimento internacional obtido pelo estudo foi um estímulo a mais para dar prosseguimento à pesquisa. Ela acredita que – partir de março de 2026 – o projeto poderá ser colocado em prática.

    Ganhos

    Em dezembro deste ano, Renata irá se reunir com os produtores e um número maior de pessoas interessadas na multiplicação desse conhecimento visando colocá-lo  em prática. Ela quer tentar a expansão do projeto para o exterior. A premiação contribuiu para isso. A bióloga do INCQS reforçou que o método é mais rápido e barato do que utilizando os camundongos. “Chega a reduzir em até 69% o custo”, frisou.  


    cobra jararacuçu
    cobra jararacuçu

    Testes antiveneno causam muito sofrimento aos animais usados em grande quantidade. Eles acabam sacrificados – Foto –  Vital Brazil/Direitos reservados

    Assim, isso se explica porque é necessário um número muito grande de roedores criados no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) e chegam até a fase adulta para que possam ser utilizados em pesquisas.

    Renata Norbert explicou que o teste para antiveneno causa muito sofrimento aos animais usados em grande quantidade, e que, após esse método, são sacrificados. “Trata-se de um teste longo e doloroso, sem anestesia”, esclarece. Daí a razão de a pesquisa buscar sua substituição por ensaios in vitro.

    O método desenvolvido pela bióloga no INCQS “é simples e rápido. A gente libera o resultado em uma semana, enquanto os camundongos levam pelo menos um mês na produção até chegarem à fase adulta. Depois, ainda vão para o INCQS para aclimatar e ficam dias no laboratório, antes de serem experimentados. O nosso método é simples, então dá uma diferença grande. Após a validação, vai ser um ganho muito grande”, assegura. 

    O INCQS já utiliza a metodologia de células para liberação de vacinas. Para venenos, o estudo de Renata  é pioneiro. Ela pretende estender a pesquisa internacionalmente para outros tipos de serpente Bothrops “porque, se ela é efetiva para Bothrops jararaca, também pode ser para Bothrops Asper, encontrada na América Central e no norte da América do Sul. Na Costa Rica, por exemplo, seria muito importante”. 

    Envenenamento

    Para o INCQS, as serpentes Bothrops são responsáveis por cerca de 90% dos casos de envenenamento por cobras em humanos no Brasil. Além da possibilidade de levar a pessoa a óbito, a peçonha desses répteis pode causar hemorragia, necroses ou mesmo amputações dos membros afetados.

    Apesar disso, o envenenamento por Bothrops não desperta o interesse comercial da indústria farmacêutica privada, informou o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde. Daí, a Organização Mundial de Saúde (OMS) o classifica como doença tropical negligenciada.

    O antiveneno e os ensaios para verificar sua qualidade são feitos pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como o INCQS/Fiocruz, Instituto Vital Brasil,  Instituto Butantan e a Fundação Ezequiel Dias.



    Fonte: EBC

    antiveneno Estudo prevê roedor serpentes substituição testes
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorLGBTQIA+: encontro defende políticas púbicas para combater violência
    Próximo artigo Beneficiários com NIS final 3 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Juba deve reforçar o Bahia contra o Inter; Pulga avança na transição

    22/10/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Pesquisadores alertam para armadilhas de mercantilizar pauta climática

    22/10/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

    22/10/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    Moraes pede vista e suspende julgamento sobre desoneração no STF

    22/10/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

    22/10/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    Beneficiários com NIS final 3 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira

    22/10/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024

    Adolescente de 15 anos é morto a tiros em Fazenda Coutos

    13/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Juba deve reforçar o Bahia contra o Inter; Pulga avança na transição

    Por REDAÇÃO22/10/2025

    O técnico Rogério Ceni deve ganhar um importante reforço para o duelo do Bahia contra…

    Pesquisadores alertam para armadilhas de mercantilizar pauta climática

    22/10/2025

    STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

    22/10/2025

    Moraes pede vista e suspende julgamento sobre desoneração no STF

    22/10/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024

    Adolescente de 15 anos é morto a tiros em Fazenda Coutos

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    No Sudeste Asiático, Lula buscará mercado de 680 milhões de habitantes

    21/10/2025

    Lula defende que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre Venezuela

    18/10/2025

    Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem ter reunião em breve

    17/10/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.