Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    CAMAFORRÓ AO VIVO

    20/06/2025

    Jerônimo participa do São João de Itapetinga e destaca impacto cultural e econômico da festa

    20/06/2025

    97% dos baianos e turistas se sentem seguros e aprovam atuação das Forças Policiais e de Bombeiros nos festejos juninos

    20/06/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • CAMAFORRÓ AO VIVO
    • Jerônimo participa do São João de Itapetinga e destaca impacto cultural e econômico da festa
    • 97% dos baianos e turistas se sentem seguros e aprovam atuação das Forças Policiais e de Bombeiros nos festejos juninos
    • FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário
    • São João da Bahia 2025 tem Bell, Tierry, Del Feliz e mais atrações nesta sexta-feira (20)
    • Forró raiz anima o Pelourinho nesta sexta-feira, 20 de junho
    • ONU: 11,9 mil crianças foram mutiladas ou mortas em conflitos armados
    • Time da base do SP comemora conquista no Campeonato Feminino
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Intervenção humana cresce ao redor de sítios arqueológicos no Brasil
    Últimas notícias

    Intervenção humana cresce ao redor de sítios arqueológicos no Brasil

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/04/2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Intervenção humana cresce ao redor de sítios arqueológicos no Brasil
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Uma iniciativa inédita disponibilizou informações sobre os sítios arqueológicos brasileiros, onde estão os resquícios das populações que habitaram o território nacional em outras épocas. Ao todo, foram mapeados 27.974 sítios em todo o país, e os dados disponibilizados permitem análises comparativas de imagens no período entre 1985 a 2023.

    O Projeto MapBiomas ─ cobertura e uso da terra nos sítios arqueológicos no Brasil (1985-2023) reuniu as informações cadastradas e georreferenciadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e as tornou públicas, com acesso gratuito.

    “O cruzamento e a disponibilização destes dados abertos ao público ajudam a entender onde estes sítios estão localizados, se é numa área impactada por atividades humanas ou não, e também pode apontar para uma tendência de aumento de atividades antrópicas em alguma determinada região e a extensão desse aumento, o que pode nos gerar um alerta”, explica Thiago Berlanga Trindade, chefe do Serviço de Registro e Cadastro de Dados do Iphan.

    A partir da análise desses dados, os pesquisadores do Mapbiomas concluíram que houve uma inversão na cobertura e uso da terra nas proximidades de 100 metros dos sítios arqueológicos nas últimas décadas: em 2023, mais da metade desses espaços de memória estão em áreas marcadas por intervenções humanas recentes, o que aumenta os riscos à preservação.

    Atualmente, quase metade desses locais, 49,6%, estão em áreas desmatadas e ocupadas por usos humanos como pastagens, agricultura e áreas urbanas. Em 1985 esse percentual era de apenas 41,5%, e a maior parte, 53,5% ficava em áreas de vegetação nativa, como florestas, savanas e campos naturais.

    Há 40 anos, as florestas eram predominantes ao redor desses locais históricos, sendo 43,2% da área do entorno. Já em 2023, a agropecuária ocupa a maior parcela, representando 43,1% do uso solo ao redor dos sítios arqueológicos.

    De acordo com a coordenadora científica do MapBiomas, Julia Shimbo, foi muitas vezes a própria atividade humana que revelou a presença desses sítios arqueológicos, identificados por meio de pesquisas, obras de infraestrutura ou após um desmatamento.

    “Apesar da ocupação humana histórica desses sítios, agora podemos analisar as mudanças e os impactos da ocupação recente sobre essas áreas”, diz.

    Biomas

    Em números absolutos, a Amazônia é o bioma com maior quantidade de sítios arqueológicos. São 10.197, mais de um terço do total nacional. A Caatinga possui 7.004 pontos com resquícios da presença humana em outras épocas, o Cerrado e a Mata Atlântica também se destacam com a presença respectivamente de 4.914 e 4.832 desses locais. Pampa e o Pantanal possuem registrados respectivamente, 904 e 123.

    Quando os pesquisadores analisaram as atividades humanas no entorno dos sítios arqueológicos por bioma, constataram que a Mata Atlântica registrou maior proporção de sítios em áreas antrópicas, com 63% nessas condições. Na Amazônia 47,5%, em 2023, já estavam em áreas antropizadas, enquanto que em 1985 eram apenas 19%.

    “Quando um sítio arqueológico está localizado em uma área antropizada, uma série de preocupações com a sua preservação e conservação devem ser observadas, e esse levantamento pode apontar para os locais onde devemos prestar mais atenção, ou tratar de maneira priorizada”, destaca Berlanga.

    Seca no Amazonas revela esculturas rupestres Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

    Estados

    O recorte por estados apontou também em quais unidades federativas estão os achados históricos no Brasil, com a Bahia registrando 2.718 sítios arqueológicos cadastrados, Paraná com 2.363 desses locais e Mina Gerais com 2.029.

    Na análise de uso de terra nas proximidades dos sítios históricos nos estados, o Acre lidera com 89,2% dos locais em seu território com atividades humanas no entorno. Rio de Janeiro (76,1%) e Espírito Santo (75,4%) aparecem em seguida nessas condições.

    Já os sítios de Roraima, Piauí e Amapá foram os que proporcionalmente mais apresentaram vegetação nativa nas proximidades, com 87,6%, 78,7% e 69,4% de cobertura originária respectivamente.

     

    Peritos fazem vistoria no canteiro de obras do metro Linha 6, em São Paulo, onde foi encontrado um sítio arqueológico, nomeado como Saracura Vai-Vai Paulo Pinto/Agência Brasil

    Desmatamento

    Os alertas de desmatamento também foram aplicados aos dados para o período entre 2019 e 2024. Nessa análise, 122 sítios arqueológicos estavam em área com alertas de desmatamento nesse período. Desse total, a maioria estava nos biomas Caatinga (29), da Mata Atlântica (31) e da Amazônia (17).

    Para o pesquisador Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas, o cruzamento desses dados permite evitar que o processo recente de ocupação humana cause danos ou destrua a história contida nesses espaços. Ele explica que, a partir desses dados, já é possível apurar que “quase dois terços [79 sítios arqueológicos] estão em áreas desmatadas para expansão das áreas agrícolas. No Rio Grande do Norte, estão 13 dos 19 sítios arqueológicos em alertas de desmatamento relacionados à expansão de projetos de energias sustentáveis [solares ou eólicas]”, analisa.

    Diante dos dados, a cientista e professora da UFSC, Marina Hirota, que também colaborou com o estudo, faz um alerta. “O crescimento de atividades antrópicas ao redor dos sítios reforça a importância de políticas de conservação e gestão do patrimônio arqueológico brasileiro, especialmente frente às crescentes pressões sobre os biomas”, conclui.

    Pesquisas das pinturas rupestres localizadas no Parque Nacional de Itatiaia, no RJ Concessionária Parquetur/PNI/Divulgação

     



    Fonte: EBC

    arqueológicos Brasil cresce humana intervenção redor sítios
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorCGU: maioria dos aposentados desconhece entidades que faziam descontos
    Próximo artigo Pela segunda vez final única da Copa Libertadores será em Lima
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Jerônimo participa do São João de Itapetinga e destaca impacto cultural e econômico da festa

    20/06/2025 Destaque Por admin

    97% dos baianos e turistas se sentem seguros e aprovam atuação das Forças Policiais e de Bombeiros nos festejos juninos

    20/06/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário

    20/06/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    São João da Bahia 2025 tem Bell, Tierry, Del Feliz e mais atrações nesta sexta-feira (20)

    20/06/2025 Destaque Por admin

    ONU: 11,9 mil crianças foram mutiladas ou mortas em conflitos armados

    20/06/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Time da base do SP comemora conquista no Campeonato Feminino

    20/06/2025 Esportes Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    CAMAFORRÓ AO VIVO

    20/06/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024
    Não perca
    São João 0

    CAMAFORRÓ AO VIVO

    Por admin20/06/2025

    Acompanhe ao vivo a transmissão do Camaforró 2025, abertura oficial nesta sexta-feira (20).

    Jerônimo participa do São João de Itapetinga e destaca impacto cultural e econômico da festa

    20/06/2025

    97% dos baianos e turistas se sentem seguros e aprovam atuação das Forças Policiais e de Bombeiros nos festejos juninos

    20/06/2025

    FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário

    20/06/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    CAMAFORRÓ AO VIVO

    20/06/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

    16/06/2025

    Organização do acervo de Abdias Nascimento está disponível ao público

    16/06/2025

    Órgão de vigilância nuclear da ONU diz que Irã viola obrigações

    12/06/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.