O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta segunda-feira (27), durante coletiva de imprensa, a possibilidade de reajuste na tarifa do metrô, que poderá subir de R$ 4,10 para R$ 5,60, igualando-se ao valor atualmente cobrado pelos ônibus municipais de Salvador. Segundo ele, a proposta inicial apresentada pelas empresas responsáveis pelo sistema não foi bem aceita e está sendo revisada.
Jerônimo afirmou que se reuniria à tarde com representantes da Casa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do seu gabinete para avaliar alternativas e eventuais mudanças na proposta apresentada pelas concessionárias. “A proposta que foi colocada à mesa, eu pedi para refazer. Hoje à tarde, ainda vou me reunir com a Casa Civil, com a Sedur e com o meu gabinete para avaliarmos se houve alguma mudança, e, a partir daí, chamar o movimento das empresas”, declarou.
O governador destacou que está buscando formas de evitar o repasse do reajuste aos usuários, mas reconheceu as dificuldades financeiras para manter os custos do sistema. “Quero segurar esse reajuste um pouco mais e analisar até onde posso arcar. Essa é a matemática: há um custo entre 30 e 40 milhões. Quero avaliar se consigo absorver isso ou, caso não tenha condições, o que posso incorporar e repassar para a passagem. Não gostaria, repito, de repassar, mas não tenho controle, o dinheiro não é meu. Tenho outros investimentos”, explicou.
Jerônimo ressaltou que a decisão será tomada com base na viabilidade financeira do governo e no diálogo com as empresas responsáveis pelo sistema. O possível aumento da tarifa ainda será alvo de novas rodadas de discussão antes de ser oficializado.



