O Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) anunciou a abertura de 511 vagas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em turmas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais. As oportunidades estão disponíveis tanto em Salvador quanto em municípios do interior do estado e não exigem conhecimento musical prévio ou outros pré-requisitos.
As inscrições estarão abertas de 27 de janeiro a 9 de fevereiro e podem ser realizadas pela internet ou presencialmente nos núcleos participantes a partir de 3 de fevereiro.
Os selecionados participarão de atividades como ensaios de grupo, aulas teóricas e práticas de instrumento musical, sempre no turno oposto às atividades escolares. O programa oferece instrumentos musicais, acessórios, material didático e lanches, tudo de forma gratuita.
Distribuição de vagas
As oportunidades estão disponíveis nos seguintes núcleos:
- Bairro da Paz, Salvador – 35 vagas
- Mata Escura, Salvador – 55 vagas
- Nordeste de Amaralina, Salvador – 67 vagas
- Pirajá, Salvador – 30 vagas
- Lauro de Freitas – 64 vagas
- CESA, Simões Filho – 26 vagas
- Feira de Santana – 75 vagas
- Jequié – 31 vagas
- Vitória da Conquista – 68 vagas
- Teixeira de Freitas – 60 vagas
Além do acesso aos instrumentos, o programa também oferece apoio psicossocial aos participantes e suas famílias.
A inscrição pode ser realizada através dos seguintes formulários:
- Núcleo de Prática Musical Jequié
- Núcleo de Prática Musical Lauro de Freitas
- Núcleo de Prática Musical Bairro da Paz
- Núcleo de Prática Musical Pirajá
- Núcleo de Prática Musical CESA – Simões Filho
- Núcleo de Prática Musical Nordeste de Amaralina
- Núcleo de Prática Musical Mata Escura
- Núcleo de Prática Musical Feira de Santana
- Núcleo de Prática Musical Teixeira de Freitas
- Núcleo de Prática Musical Vitória da Conquista
Processo de seleção
Caso a demanda seja maior que o número de vagas disponíveis, os candidatos serão selecionados por sorteios públicos ou pela proximidade de residência, variando conforme o núcleo.
Sobre o Neojiba
Criado em 2007, o Neojiba é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música. O programa busca promover inclusão social por meio do ensino musical coletivo, beneficiando prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Em 17 anos de atuação, o Neojiba já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas e, atualmente, atende 2,4 mil integrantes em seus 13 núcleos espalhados por Salvador e outras seis cidades do interior, além de beneficiar indiretamente mais 6 mil pessoas por meio de parcerias.