Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    13/07/2026

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%
    • Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar
    • Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje
    • Homem mata irmã com machado, fere os pais e morre em confronto com a PM no interior da Bahia
    • Carro atinge traseira de ônibus após motorista dormir ao volante em Salvador
    • Prouni recebe inscrições até este domingo para o 2º semestre de 2026
    • TV: Estreia documentário Manual Básico da Educação Financeira
    • Projeto de música e valorização do mangue conscientiza alunos no Rio
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Iniciação científica está em foco no Encontro Estudantil da Rede Estadual
    Últimas notícias

    Iniciação científica está em foco no Encontro Estudantil da Rede Estadual

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/05/20263 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Logo
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp

    O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, trouxe uma amostra significativa da produção científica dos estudantes da Bahia. No Nível 5 da arena, 250 projetos da Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), representando os 27 Territórios de Identidade do estado, estão em exposição. Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, o evento segue até o dia 19 de dezembro, celebrando o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade do conhecimento.

    Entre os projetos apresentados está o “Jovens Informados, Escolas Sustentáveis: Promovendo Educação Ambiental Através de um Jogo”, orientado pela professora Mayara Mangabeira Medeiros Chaves e desenvolvido pelas estudantes Sabrina de Queiroz Leite, Arielle Porto Silva e Gabriela de Aguiar Souza Almeida, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza, em Ibotirama, no território Velho Chico (NTE 2). A iniciativa busca conscientizar sobre a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar através do aplicativo Gaia, que inclui conteúdos educativos, um mapa de pontos de coleta seletiva e um jogo com quizzes sobre educação ambiental e leis ambientalistas. O projeto foi implementado em seis etapas, desde o levantamento de dados sobre hábitos de descarte até a criação do aplicativo. Com o objetivo de inspirar mudanças práticas, as estudantes esperam expandir o projeto.

    Foto: Memo Soul

    Sabrina, 17 anos, aluna do 2º ano, uma das integrantes do projeto, compartilhou a sua expectativa em participar do evento: “eu entrei aqui como uma pessoa e quero sair daqui como uma nova. Espero aprender muito com os outros projetos, e não só da Feciba, mas, também, dos projetos artísticos. Eu estou gostando bastante do evento e espero que consigamos participar no ano que vem novamente”.

    No auditório da Feciba, os estudantes também têm acesso a palestras que incentivam a pesquisa e a inovação, como a apresentação com o tema “Iniciação científica, primeiros passos para novas descobertas”. A programação reforça a importância da ciência no cotidiano escolar e na formação de novos pesquisadores.

    Outro destaque foi o projeto “DoLovenating: aplicativo móvel para conectar pessoas que queiram doar com pessoas que necessitam receber”, um aplicativo que conecta doadores a pessoas em situação de necessidade, promovendo ações sociais na cidade de Feira da Mata desenvolvido pelas estudantes Aline Lopes Firmo, Ludymila Queiroz Rodrigues e Maria Cristina Farias Neres, sob a orientação da professora Tereza Cecília Santos da Luz, do Colégio Estadual Filomena Pereira Rodrigues – Tempo Integral, localizado em Feira da Mata. A iniciativa facilita o encontro entre essas pessoas, fortalecendo laços comunitários e atendendo demandas locais. Baseado no conceito de aplicativos sociais, o DoLovenating utiliza a tecnologia como uma ferramenta de impacto positivo, unindo inovação e responsabilidade social.

    “Ficamos maravilhadas em estar aqui participando do encontro, principalmente por está aqui aprendendo o nosso projeto. É um evento tão grande que ficamos até nervosas, mas está sendo muito gratificante estar aqui”, afirmou Ludymila, 16 anos, 2º ano, uma das integrantes do grupo.

    Sobre o evento 

    O Encontro Estudantil não se limita às exposições científicas, abrangendo também apresentações artísticas, atividades esportivas e performances culturais que refletem a diversidade das escolas da rede estadual. As iniciativas vão além do currículo tradicional, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e integrado.

    Gratuito e aberto ao público, o evento convida a comunidade a prestigiar as iniciativas dos estudantes, com entrada pela Ladeira da Fonte das Pedras. A Feciba, parte dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação, reafirma o papel como espaço de socialização dos saberes e estímulo ao protagonismo estudantil, fortalecendo a conexão entre ciência, educação e sustentabilidade.

    Fonte: Ascom/SEC

    Fonte: SECOM-BA

    científica encontro está Estadual Estudantil foco iniciação rede
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorMais de 100 mil pessoas visitaram a Feira da Agricultura Familiar no Parque Costa Azul
    Próximo artigo Ouvidoria Geral da SSP integra Operaçãoouido Navio e recepciona visitantes de Salvador
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    13/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026 Emprego Por REDAÇÃO

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026 Transporte Por REDAÇÃO

    Prouni recebe inscrições até este domingo para o 2º semestre de 2026

    13/07/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    TV: Estreia documentário Manual Básico da Educação Financeira

    13/07/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Projeto de música e valorização do mangue conscientiza alunos no Rio

    13/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Últimas notícias

    Boletim Focus: mercado reduz expectativa de inflação para 5,16%

    Por REDAÇÃO13/07/2026

    Pela segunda semana consecutiva, o mercado financeiro reduz a expectativa de inflação no Brasil em 2026. Segundo…

    Salvador abre 700 vagas para operador de telemarketing; saiba como se candidatar

    13/07/2026

    Mudanças no transporte: linhas de ônibus da Cidade Baixa começam a operar com novos trajetos a partir de hoje

    13/07/2026

    Homem mata irmã com machado, fere os pais e morre em confronto com a PM no interior da Bahia

    13/07/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Copa do Mundo 2026: morre jogador Jayden Adams, da África do Sul

    11/07/2026

    Presidente da Venezuela agradece apoio do Brasil

    11/07/2026

    Dólar recua, bolsa cai e petróleo dispara com tensão no Oriente Médio

    08/07/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.