O final da tarde desta quinta-feira (5) foi marcado pelos sentimentos de orgulho e reconhecimento por parte dos 98 novos aspirantes-a-oficiais, que concluíram o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTA 2024) da Polícia Militar da Bahia.
Os formandos, que vieram do quadro de praças, dão continuidade hoje à carreira no oficialato da corporação. O período de aspirantado dura um ano para que, em seguida, os militares alcancem o posto de tenente em uma nova etapa profissional.
Para a aspirante Jucilene Santos Moreira Franco, primeira colocada da turma Carlos de Augusto Santos de Sena, essa conquista foi uma honra.
‘Ingressei como soldado e fiz a carreira completa, soldado, cabo, sargento, subtenente e hoje aspirante. Hoje saio da Casa do Saber preparada para cumprir qualquer missão”, destacou a policial que recebeu a Medalha General Dionísio Cerqueira e os prêmios 10º e 41º Corpos de Voluntários da Pátria pelo mérito intelectual ao longo do curso.
Seguindo a tradição, na solenidade os futuros tenentes receberam dos padrinhos e madrinhas a Espada, arma-símbolo do oficialato, e prestaram homenagens ao paraninfo da turma, Adolfo Loyola, chefe de gabinete do governador, que prestigiou a formatura ao lado do secretário da segurança pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
Em mensagem aos formandos, o coronel Coutinho enalteceu a importância da justiça e da integridade na trajetória profissional, lembrando dos valores fundamentais
“Essa vitória é muito mais do que um feito pessoal, é um triunfo da corporação, de suas famílias e da sociedade, que em breve contará com oficiais capacitados e comprometidos nas ruas. Sigamos em frente juntos e determinados em busca de um futuro no qual a paz e a esperança sejam uma realidade para todos”, anunciou.
O evento contou ainda com a presença de oficiais e praças da corporação, além de amigos e familiares dos novos aspirantes-a-oficial.
Texto: Polícia Militar – DCS