A travessia Salvador-Mar Grande permanece suspensa nesta quarta-feira (27), pelo terceiro dia consecutivo, em função das condições climáticas adversas na capital baiana. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a decisão de interromper o serviço foi tomada desde a última segunda-feira (25), às 8h, devido ao mar agitado e aos ventos intensos na região.
A cidade de Salvador enfrenta um índice de chuvas três vezes maior que o esperado para o mês de novembro, conforme informado pelo diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. Dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec) apontam que, apenas nas últimas 72 horas, foram registrados mais de 219 milímetros de chuva na capital.
Além da travessia para Mar Grande, as escunas de turismo que realizam passeios pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também estão sem operar nesta quarta-feira.
Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo continua funcionando, mas com alterações. Os catamarãs estão realizando a viagem em sistema de conexão. O trajeto inclui a saída do Terminal Náutico da Bahia com destino a Itaparica, seguida de transporte terrestre até a Ponta do Curral, em Valença, onde os passageiros embarcam em lanchas para o Morro de São Paulo. A viagem, que costuma durar 2h20, aumenta para 3h20 com a conexão.
Os horários de partida dos catamarãs em Salvador são às 9h, 10h30 e 14h30. No sentido oposto, as saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 11h30, 14h e 15h.