Início Ação

Pontos de ônibus e paradas de táxi serão reformados em Salvador

Foto: Valter Pontes/Secom

O prefeito Bruno Reis anunciou, nesta terça-feira (28), que Salvador irá passar por uma modernização inédita. Até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados com intuito de garantir mais conforto para quem utiliza do transporte público no seu dia a dia.

Na ocasião, o gestor municipal apresentou que essa reforma será realizada pela Eletromidia, maior veículo de mídia Out of Home. A concessão ocorreu por meio de uma parceria da prefeitura, assinada em janeiro, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), onde a empresa ficará responsável pela manutenção e informatização por um prazo de 20 anos.

Durante o seu discurso, Bruno ressaltou a importância da parceira para modernização dos equipamento que irá garantir o conforto e segurança para o cidadão. “Este ato simboliza o início da troca de todo imobiliário urbano da cidade. Fizemos uma licitação em 2021 e hoje apresentamos o início desses resultados. Essa concessão representa uma arrecadação de R$ 187 milhões ao município”, explica.

Processo de modernização

O contrato foi divido em dois lotes. O primeiro é referente ao sistema de informação e limpeza urbana, que prevê a instalação e manutenção de 200 relógios, 50 painéis de mensagens variáveis e 25 conjuntos diretórios, além da instalação de 3 mil lixeiras. O segundo compreende o sistema de transporte com a instalação e manutenção de 836 abrigos de ônibus, 200 abrigos de táxis e 500 bicicletários.

Segundo José Carlos Jr., diretor de Relações Institucionais da Eletromídia, parceira da prefeitura, a estrutura dos novos pontos de ônibus foi pensada exclusivamente para realidade de Salvador. “Foi um design totalmente pensado em Salvador, suas particularidades e necessidades. Temos dois lotes contratados”, afirmou.

Esses equipamento serão entregues conforme o cronograma estabelecido entre os anos de 2023 e 2027. Este ano serão instalados 180 abrigos de ônibus, 50 bicicletários, 100 relógios, 5 painéis de mensagens variáveis e 300 lixeiras.

Fabrizio Muller, titular da Semob, fala da importância das paradas de ônibus. “É uma ação direcionada para proporcionar mais conforto ao cidadão, principalmente do ponto de vista térmico, pois as pessoas ficarão mais protegidas de sol e chuva, poderão esperar o ônibus com mais segurança, além da sinalização eletrônica, para que as pessoas possam saber exatamente a hora de chegada de seus ônibus”, disse.

Compartilhe agora: