Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Bahia participa da abertura do XCVI Fórum Nacional de Secretários do Planejamento em Campo Grande

    13/03/2026

    PAS Nordeste realiza novas capacitações para ampliar acesso ao crédito no Sudoeste Baiano

    13/03/2026

    Bombeiros do Salvar realizam capacitação em primeiros socorros para pessoas cegas e com baixa visão em Salvador

    13/03/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Bahia participa da abertura do XCVI Fórum Nacional de Secretários do Planejamento em Campo Grande
    • PAS Nordeste realiza novas capacitações para ampliar acesso ao crédito no Sudoeste Baiano
    • Bombeiros do Salvar realizam capacitação em primeiros socorros para pessoas cegas e com baixa visão em Salvador
    • Abastecimento de água é retomado em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e região após reparo de adutora
    • Governador Jerônimo Rodrigues discute projetos de infraestrutura para a Bahia com o ministro dos Transportes, em Brasília
    • Após dois Ba-Vis, Bahia tem 11 jogos sem perder para o Vitória em casa
    • Anvisa alerta para riscos de uso indevido de preenchedores dérmicos
    • INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»TV Brasil: Sombrinha comemora 50 anos de carreira no Samba na Gamboa
    Últimas notícias

    TV Brasil: Sombrinha comemora 50 anos de carreira no Samba na Gamboa

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO24/08/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    e79177db f4a6 481c aa28 4cc1d196a15e
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Para festejar os 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor e compositor para um papo repleto de boas histórias e músicas autorais na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (24), às 13h, na TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).ebcebc

    Anfitriã e convidado cantam sucessos compostos por Sombrinha com Jorge Aragão como as músicas Raiz e Flor, Ponta de Dor, Novo Endereço e Mutirão de Amor, que também contou com Zeca Pagodinho na parceria.

    Durante o programa, Sombrinha e Teresa Cristina ainda interpretam clássicos feitos pelo artista com o saudoso Arlindo Cruz, como Seja Sambista Também. Eles ainda fazem um duelo para terminar a roda de samba da emissora pública com o hino O Show tem que Continuar.

    Formado na geração que marcou época no Cacique de Ramos, o artista começou a trajetória no Fundo de Quintal, fez uma lendária dupla com Arlindo Cruz e ganhou o mundo em carreira solo com hits da música brasileira que estão na boca do povo.

    No dia 8 de setembro, Sombrinha se apresenta no Vivo Rio para comemorar a data com um show que vai resgatar grandes composições de sua vida musical e trazer participações especiais. Com direção artística de Diogo Nogueira, a performance do célebre veterano reúne Jorge Aragão, Xande de Pilares, Nina Wirti e Bebe Kramer, além do próprio filho de João Nogueira.

    Produção original da TV Brasil, o programa Samba na Gamboa fica disponível no YouTube do canal e está no app TV Brasil Play. Com janela alternativa na telinha aos sábados, às 23h, a roda de samba ainda é transmitida na Rádio Nacional, também aos sábados, mais cedo, ao meio-dia, para toda a rede.

    Fundo de Quintal

    Sombrinha é um dos fundadores do Fundo de Quintal. Ele integrou a primeira formação do grupo ao lado de Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Neoci, Almir Guineto e Jorge Aragão. 

    A sintonia musical com Arlindo Cruz, grande parceiro da trajetória de Sombrinha, é lembrada na produção da TV Brasil. 

    “A gente era unha e carne. No olhar a gente fazia uma letra. Fiz um samba com Arlindo em 15 minutos em Fortaleza. A letra dizia ‘Onde está / Me diga onde está’. Foi rápido e ‘pum’. Como se fosse palavras cruzadas mesmo. Era muita sintonia. Virginianos. Ele batizou meus três filhos. 45 anos de amizade. A gente já era uma dupla no Fundo de Quintal. Ensinei muito a ele e ele me ensinou muito”, afirma.

    Primeiros acordes

    Durante a conversa com Teresa Cristina na TV Brasil, Sombrinha conta para a apresentadora como descobriu o talento para a música ainda na juventude. Ele recorda a influência familiar desde a infância.

    “Sou de uma família de músicos. Minha mãe cantava. Meu pai era músico. Ele ensinou todos nós a tocar violão. A partir dos 9, 10 anos, já arranhava no instrumento. Tinha vários violões em casa. Era um vício”, lembra.


    Rio de Janeiro (RJ) 22/08/2025 - Para festejar os 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor e compositor para um papo repleto de boas histórias e músicas autorais na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (24), às 13h, na TV Brasil. Foto: TV Brasil
    Rio de Janeiro (RJ) 22/08/2025 - Para festejar os 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero, a apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor e compositor para um papo repleto de boas histórias e músicas autorais na edição inédita do programa Samba na Gamboa deste domingo (24), às 13h, na TV Brasil. Foto: TV Brasil

    Programa comemora 50 anos de trajetória do sambista Sombrinha, referência histórica no gênero Foto: TV Brasil

    Programa

    A nova temporada do Samba na Gamboa que marca a estreia de Teresa Cristina como apresentadora do programa da TV Brasil foi gravada no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, no Rio. O palco é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa – bairro histórico da zona portuária da capital carioca. A presença de plateia é outro destaque da atração.

    Durante a nova temporada do Samba na Gamboa, Teresa Cristina recebe nomes consagrados do gênero como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija Flor, Nei Lopes, Nelson Rufino, Nilze Carvalho, Péricles e Sombrinha.

    O programa da TV Brasil também vai ter a presença de célebres artistas de outras matizes da música como Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Simone Mazzer e Zé Renato.

    O Samba na Gamboa tem janela semanal, aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil, e horário alternativo aos sábados, às 23h.

    O público pode curtir os conteúdos exclusivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. As edições também ganham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia, para toda a rede.

    Ao vivo e on demand   

    Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

    Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.   

    Serviço

    Samba na Gamboa – domingo, dia 24/8, excepcionalmente, às 12h30, na TV Brasil
    Samba na Gamboa – sábado, dia 30/8, ao meio-dia, na Rádio Nacional 



    Fonte: EBC

    anos Brasil carreira comemora Gamboa samba Sombrinha
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo Anterior75% das pessoas na América Latina não sabem que têm glaucoma
    Próximo artigo Hoje é Dia: igualdade de gênero, tabagismo e esclerose são destaques
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Bahia participa da abertura do XCVI Fórum Nacional de Secretários do Planejamento em Campo Grande

    13/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    PAS Nordeste realiza novas capacitações para ampliar acesso ao crédito no Sudoeste Baiano

    13/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Bombeiros do Salvar realizam capacitação em primeiros socorros para pessoas cegas e com baixa visão em Salvador

    13/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Abastecimento de água é retomado em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e região após reparo de adutora

    13/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Governador Jerônimo Rodrigues discute projetos de infraestrutura para a Bahia com o ministro dos Transportes, em Brasília

    13/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Após dois Ba-Vis, Bahia tem 11 jogos sem perder para o Vitória em casa

    13/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Bahia participa da abertura do XCVI Fórum Nacional de Secretários do Planejamento em Campo Grande

    Por REDAÇÃO13/03/2026

    O secretário do Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, representou o estado na abertura do XCVI…

    PAS Nordeste realiza novas capacitações para ampliar acesso ao crédito no Sudoeste Baiano

    13/03/2026

    Bombeiros do Salvar realizam capacitação em primeiros socorros para pessoas cegas e com baixa visão em Salvador

    13/03/2026

    Abastecimento de água é retomado em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e região após reparo de adutora

    13/03/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Filho de Ali Khamenei é o novo Líder Supremo do Irã

    09/03/2026

    Em ação estratégica, Setur-BA prospecta novos voos internacionais para a Bahia na feira Routes Americas

    05/03/2026

    Netanyahu afirma que ofensiva contra o Irã será intensificada

    02/03/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.