Início Bahia

Travessia Salvador-Mar Grande terá substituição de lanchas por catamarãs

FOTO: IMAGEM REPRODUÇÃO

O Governo da Bahia, por meio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), publicou nesta terça-feira (1º) o edital de concorrência para empresas interessadas na concessão das linhas marítimas que realizam a travessia Salvador-Mar Grande. A licitação está marcada para o dia 15 de outubro, às 9h30, e prevê um prazo de concessão de 15 anos, prorrogável por igual período.

Entre as principais exigências do edital está a renovação gradual da frota. As embarcações com casco de madeira deverão ser substituídas por catamarãs, modelos mais modernos que oferecem maior segurança e conforto aos passageiros. Essas novas embarcações, que já são utilizadas na travessia Salvador-Morro de São Paulo, têm capacidade para transportar de 200 a 300 passageiros e operam a uma velocidade de 15 a 22 nós, além de oferecerem menor balanço, ruído e maior espaço interno.

O edital também prevê a implantação de um Sistema de Bilhetagem Eletrônica, com a emissão de cartões eletrônicos para registro e controle dos créditos adquiridos pelos usuários. A empresa vencedora terá até 4 meses após a assinatura do contrato para implementar esse sistema.

O cronograma de substituição das embarcações depende das obras de ampliação do píer de atracação do Terminal Marítimo de Vera Cruz (TMVC). O prazo máximo para a troca das embarcações será de dois anos, contados a partir da entrega da reforma do terminal.

Além disso, cada concessionária deverá operar com três embarcações, sendo duas em operação regular e uma reserva. O investimento mínimo esperado por parte das empresas vencedoras é de R$ 2 milhões por linha concedida, e a frota atual conta com 12 embarcações.

Compartilhe agora: