Início Bahia

Tragédia em Arembepe: Irmãos percussionistas do Malê Debalê são mortos em ataque a tiros

Irmãos percussionistas do Malê Debalê morrem após ataque a tiros com quatro pessoas baleadas na Bahia — Fotos: Arquivo Pessoal

Durante um passeio em Arembepe, na Região Metropolitana de Salvador, os irmãos Daniel Natividade, de 21 anos, e Gustavo Natividade, de 15, foram assassinados em um ataque a tiros na última quarta-feira (9). Eles faziam parte do bloco afro Malê Debalê, tradicional de Salvador, e estavam em uma excursão organizada para 150 pessoas, incluindo familiares e amigos. Testemunhas afirmam que o ataque pode ter sido motivado por uma foto tirada pelos irmãos antes do crime, na qual aparecem fazendo sinais com as mãos que podem ter sido confundidos com gestos de facções criminosas.

Além dos irmãos, uma adolescente também foi atingida e precisou de atendimento médico na UPA de Arembepe, recebendo alta posteriormente. Segundo testemunhas, os criminosos, que chegaram de moto e chamaram um dos jovens antes de disparar, teriam focado o ataque especificamente nos jovens que estavam na foto. Outro participante do passeio, que é tio das vítimas, conseguiu escapar ileso do tiroteio.

As famílias relataram que Gustavo, o mais novo, não tinha interesse em ir ao passeio e só decidiu acompanhar o irmão após ser informado de que não receberia reembolso pelo valor da viagem. Ambos eram envolvidos no bloco afro Malê Debalê, onde, além de tocarem instrumentos, trabalhavam com a avó vendendo acarajé em Itapuã, bairro onde moravam.

Nota de Pesar

A Fundação Gregório de Mattos e o Polo Criativo Boca de Brasa, em nota, lamentaram a morte dos jovens, destacando sua contribuição à cultura local e o legado deixado no bairro de Itapuã. “Com profundo pesar, a Fundação Gregório de Mattos e o Polo Criativo Boca de Brasa lamenta a brutal e covarde morte dos jovens Daniel e Augusto Natividade. Essas perdas irreparáveis enlutam não apenas a comunidade de Itapuã, mas toda a cidade”.

A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar a autoria e motivação do crime, conduzindo buscas em Arembepe.

Compartilhe agora: