O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), intensifica as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval de Salvador. Postos de testagem rápida estrategicamente localizados na Barra e em Ondina, oferecem à população exames gratuitos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. A estrutura montada tem capacidade para realizar até 1.280 testes por dia, garantindo agilidade e segurança no atendimento aos foliões.
O psicólogo Tiago Jordão, é coordenador da unidade na Avenida Centenário, na Barra, e explica como acontece o atendimento nos postos. “Tanto o folião quanto um trabalhador do evento, que está no circuito pode vir fazer o teste. Os testes são rápidos, os resultados saem em até 30 a 40 minutos”. O coordenador acrescenta ainda, o que mais o cidadão pode acessar no posto de testagem. “A gente oferta também os insumos de prevenção, preservativo interno e externo, gel lubrificante. Além do aconselhamento em saúde ou a aplicação de penicilina, nos casos positivos para sífilis, além da PEP e PrEP se necessário”.
Além da testagem, a iniciativa prevê a distribuição de aproximadamente 1,5 milhão de preservativos masculinos e femininos ao longo dos dias de festa. Informações sobre prevenção das ISTs também são disponibilizadas nos postos. A ação integra o conjunto de políticas públicas do Estado voltadas à promoção do cuidado e à garantia do direito à saúde durante o maior evento popular do país.
A técnica em petroquímica Gisele Arcanjo, estava a caminho do trabalho e aproveitou o posto para realizar os exames. “Eu vim com minha tia e a gente já veio procurando o posto mesmo. Ela queria fazer o exame, e eu aproveitei pra acompanhar ela. Ter esse posto no carnaval é extremamente importante”, acrescentou.
O analista de planejamento Vitor Santana Cerqueira, estava com um grupo de amigos a caminho da folia, quando resolveu passar no centro de testagem. “Já tava aqui, né, vamos fazer o teste! Eu acho importante ter o teste no Carnaval”, comenta.
Além das unidades na Barra e em Ondina, em Salvador, foram montados postos de testagem também em Porto Seguro e Brumado, com oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.
Repórter: Pamela Simplício/GOVBA



