Início Bahia

Servidora é investigada por exigir propina para liberar pagamentos de créditos

Crédito: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu na manhã desta terça-feira (13) um mandado de busca e apreensão em Salvador, na residência de uma mulher investigada por envolvimento em um esquema de cobrança de propina no estado de Rondônia. A ação ocorreu no bairro de São Marcos, onde dois aparelhos celulares foram apreendidos.

A investigada é uma servidora da Prefeitura de Candeias do Jamari, que, de acordo com as investigações, exigia propina para liberar pagamentos de créditos devidos a prestadores de serviço do município. Além da apreensão dos celulares, a servidora foi notificada da decisão judicial que a afastou de suas funções públicas por 180 dias e a proibiu de acessar a sede e as unidades anexas da Prefeitura.

As investigações revelam que o esquema contava com a participação de um ex-secretário e de um ex-prefeito de Candeias do Jamari, sendo este último o atual presidente da Câmara Municipal, que também foi afastado de suas funções.

A operação, denominada “Epimorfose”, foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP de Rondônia, com apoio da Polícia Civil do estado e do Gaeco da Bahia. No total, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, dois de suspensão de função pública, três ordens de proibição de acesso a órgãos públicos, três cautelares de proibição de contato e medidas cautelares de bloqueio de bens, direitos e valores até o limite individual de R$ 100 mil. As ordens foram deferidas pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Compartilhe agora: