Início Bahia

Quatro pessoas são presas por manter 20 idosos em cárcere privado em centro de recuperação clandestino na Bahia

Caso aconteceu no Centro de Recuperação Projeto de Instituição Evangelizar, conhecido como Centro de Recuperação IDE — Foto: Divulgação/MP-BA

Quatro pessoas foram presas na terça-feira (4) suspeitas de manter 20 idosos e enfermos em cárcere privado no Centro de Recuperação Projeto de Instituição Evangelizar, também conhecido como Centro de Recuperação IDE, localizado no distrito de Humildes, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A operação foi realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com o apoio das polícias Civil e Militar.

De acordo com o MP-BA, o centro operava de forma clandestina, sem alvará sanitário. As prisões ocorreram durante uma operação conjunta que cumpria uma decisão judicial de interdição do local, após a constatação de maus-tratos.

A decisão judicial determinou o fechamento imediato da instituição e o encaminhamento dos pacientes para suas famílias ou para outros centros adequados. Durante a operação, foi encontrado um galpão na área externa da instituição onde estavam os 20 idosos e enfermos, alguns mantidos trancados e sem cuidadores, em condições de cárcere privado.

O promotor de Justiça Audo Rodrigues ressaltou que a investigação está em andamento para apurar as responsabilidades dos envolvidos. Ele garantiu que nenhum dos internos será abandonado nas ruas e que o fechamento da unidade está condicionado ao encaminhamento adequado de cada paciente.

“A investigação está sendo conduzida para apurar as responsabilidades dos envolvidos e nenhum dos internos será deixado na rua, uma vez que o fechamento da unidade está condicionado a que cada paciente seja encaminhado em um local específico”, afirmou o promotor.

Compartilhe agora: