Início Bahia

Prefeituras da Bahia investem mais de R$ 170 milhões em artistas para festejos juninos

Campeonato Estadual de quadrilhas juninas reúne mais de 50 agremiações na Praça da Revolução, em Periperi - Foto: Foto: Sidnei Florêncio/GOVBA

Mais de R$ 170 milhões já foram gastos por 135 prefeituras da Bahia na contratação de atrações para os festejos juninos, de acordo com dados do ‘Painel de Transparência’ do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O levantamento considera eventos com contratações artísticas realizadas entre 1º de maio e 31 de julho de cada ano.

O MP-BA informou que essa quantia corresponde ao pagamento de 1.330 cachês para bandas e artistas, cujos nomes ainda não foram detalhados. Entre os municípios que reportaram seus gastos estão Amargosa, Cruz das Almas, Ibirataia, Irecê, Itagibá, Jacobina, Lençóis, Salvador, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Ainda assim, 276 municípios não divulgaram seus gastos referentes às atrações, enquanto outros seis alegaram não ter dados a informar. A partir de 1º de junho, o Painel de Transparência começará a disponibilizar para consulta pública os dados recebidos e sistematizados.

O ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos’ é uma ferramenta criada pelo Ministério Público estadual em parceria com os Ministérios Públicos de Contas junto aos Tribunais de Contas do Estado (MPC/TCE) e dos Municípios (MPC/TCM), além de contar com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB), SEBRAE/BA, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Governo do Estado da Bahia. A iniciativa visa promover a transparência pública, incentivar o exercício da cidadania e apoiar a gestão eficiente dos recursos públicos no fomento à cultura e ao turismo baianos.

Compartilhe agora: