Início notícias

Prefeitura entrega 97 casas reformadas no bairro do Garcia através do programa “Morar Melhor”

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (17), 97 casas reformadas no bairro do Garcia, marcando a primeira vez que o programa “Morar Melhor” atende a essa localidade. Criado em 2015, o programa visa promover melhorias habitacionais e devolver dignidade às famílias beneficiadas.

“O programa Morar Melhor tem essa capacidade de devolver dignidade às pessoas. De todos os programas da prefeitura, o que às vezes mais surpreende é o Morar Melhor. Reformar uma casa e proporcionar uma mudança de vida são iniciativas que pouquíssimas prefeituras no Brasil realizam”, afirmou o prefeito Bruno Reis durante a entrega.

O programa realiza uma variedade de serviços, incluindo pintura, reboco, troca de telhados, portas, janelas, pias e vasos sanitários. As melhorias são decididas pelas próprias famílias, com um investimento de até R$ 15 mil por residência. Desde o início do programa, 53.565 casas já passaram por intervenções.

Entre os beneficiários está Benedita Conceição dos Santos, de 66 anos, que vive há mais de 30 anos na Rua Padre Domingos de Brito. A casa que compartilha com um de seus dois filhos necessitava de reforma, mas a aposentadoria mal cobria as necessidades básicas. A situação se agravou após Benedita sofrer um AVC há seis meses, comprometendo sua mobilidade.

Em 2023, uma equipe do programa Morar Melhor visitou sua casa, e nesta quinta-feira, Benedita recebeu a residência reformada. As melhorias incluem a troca do telhado, reboco das paredes, pintura e a instalação de um corrimão para facilitar o acesso ao segundo andar, onde costumava dormir antes do AVC.

“Com o passar do tempo, a casa foi se deteriorando, já chegou a ser de madeira. Eu gostei de tudo o que foi feito, especialmente da instalação do corrimão, porque vai me ajudar a subir para o segundo andar”, disse Benedita, que também expressou sua gratidão: “Olha, eu imaginei que não estaria viva para ver essa reforma. Agradeço muito ao programa e à Prefeitura de Salvador”.

Compartilhe agora: