Início notícias

Prefeitura de Salvador entrega requalificação da Praça dos Saveiros e do Galpão das Artes

Fotos: Betto Jr./ Secom

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (28), a requalificação da Praça dos Saveiros e do Galpão das Artes, ambos integrados à Fábrica Cultural, localizada na Península de Itapagipe. A revitalização foi possível graças à parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Fábrica Cultural, com o objetivo de criar um espaço acolhedor para o Programa Boca de Brasa.

O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, do secretário de Manutenção (Seman), Lázaro Jezler, e de outras autoridades municipais. No local, funciona o Mercado Iaô, um centro que promove arte, educação, cultura e negócios criativos. O espaço visa fomentar a economia criativa, oferecendo vitrines e oportunidades de comercialização para artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e produções artísticas.

“Esta é mais uma obra importante para a Península Itapagipana, especialmente para todo o mercado empreendedor. Sabemos que a Fábrica Cultural, além de oferecer espaços para coworking e cursos de capacitação para empreendedores, também realiza exposições, eventos e feiras neste galpão. Muitos expositores comercializam seus produtos aqui, tornando este um equipamento vital para a cidade, especialmente para estimular a geração de renda”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

A parceria entre o Boca de Brasa e o programa Acelera Iaô visa fortalecer o afroempreendedorismo, impulsionando negócios e ressignificando as trajetórias de empreendedores negros. Em seu terceiro ano, o Acelera Iaô atende 1,2 mil negócios pretos em seu Espaço de Criação, oferecendo serviços gratuitos de fotografia e design gráfico, coworking e atividades presenciais na sala multiuso.

“A Prefeitura de Salvador fica muito feliz em firmar essa parceria. Sempre digo que é fundamental buscar o terceiro setor, pois ele possui o know-how, a expertise e a capacidade para, juntos, dinamizarmos a economia de nossa cidade. Esta é mais uma ação importante para o empreendedorismo soteropolitano”, completou Bruno Reis.

O Acelera Iaô oferece ainda 400 vagas para a aceleração de negócios pretos, além de oportunidades de comercialização através do Acelera Sobre Rodas – uma cozinha aberta itinerante – e da realização de edições pocket e tradicional do Mercado Iaô. A cooperação com o Boca de Brasa busca desenvolver ações que unam qualificação e comercialização de produtos criativos, focando na geração de renda e autonomia financeira de pessoas negras.

Compartilhe agora: