Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano
    • Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia
    • Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento
    • Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano
    • Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu
    • Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
    • Bahia tenta reduzir salário milionário para ter atacante por empréstimo
    • Bahia tem dois atacantes no DM antes de estreia na Série A
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Políticos de todos os espectros homenageiam Raul Jungmann, morto ontem
    Últimas notícias

    Políticos de todos os espectros homenageiam Raul Jungmann, morto ontem

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO19/01/2026Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    1110976 rvrsa abr 021220128472 1
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Com mais de 50 anos de carreira na política, Raul Jungmann, que morreu no último domingo (18), foi de vereador a deputado e também atuou como ministro nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.ebcebc

    Por toda essa vivência no universo político, sua morte, provocada por um câncer no pâncreas, gerou grande repercussão entre amigos e políticos das mais diversas correntes ideológicas.

    O ex-presidente Michel Temer, que teve Jungmann como ministro da Defesa e Segurança Pública, escreveu em nota:

    “Um brasileiro que soube servir ao país. Por onde passou deixou sua marca. Fosse como ministro da Reforma Agrária, ministro da Defesa e Segurança Pública, fosse como grande parlamentar. Tristeza no plano cívico, saudades no plano pessoal. Descanse em paz, Raul!”

    Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula postou uma mensagem em suas redes sociais:

    “Raul Jungmann teve longa trajetória na política brasileira, desde a luta das Diretas Já até sua passagem pelo PCB e como fundador do PPS, tendo sido deputado federal e ministro do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário nos governos de FHC e da Defesa e Segurança Pública no governo Temer. Enquanto sua saúde permitiu participou, com generosidade e espírito democrático, do conselho dos ex-ministros do Desenvolvimento Agrário que montei como espaço de consulta e reflexão no ministério. Meus agradecimentos e meus sentimentos aos familiares e amigos de Raul Jungmann”.

    Ministro do STF, Gilmar Mendes publicou um longo texto sobre Jungmann nas redes sociais. Um trecho:

    “A partida de Raul Jungmann me atinge de forma especialmente dolorosa. Perco um amigo querido, cuja presença sempre inspirou confiança e serenidade. Nossa amizade foi construída no diálogo franco e na partilha de uma mesma convicção: a de que a democracia exige coragem e compromisso permanente com a Constituição. Raul foi um homem público de rara integridade e de extraordinária densidade republicana. No exercício de funções centrais no Estado brasileiro, especialmente como ministro no governo de Fernando Henrique, integrou um verdadeiro dream team comprometido com a estabilização institucional, as reformas estruturais e a consolidação da ordem constitucional inaugurada em 1988. (…) O Brasil perde um grande homem público; eu perco um amigo. Minha solidariedade à família e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Raul Jungmann”.

    Outro ministro do STF, Alexandre de Moraes, também se manifestou, em nota, sobre a morte de Jungmann:

    “Raul Jungmann, um grande democrata, foi exemplo de homem público, que exerceu diversos cargos, sempre com competência, lealdade e eficiência, como presenciei durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, quando trabalhamos juntos na coordenação da inteligência e segurança do evento”.

    Randolfe Rodrigues, senador e líder do governo no Congresso Nacional, postou:

    “Perdemos Raul Jungmann, um dos mais capacitados e éticos homens públicos que já conheci na vida. A política brasileira perde um grande quadro, um homem de diálogo, firmeza e profundo compromisso com o interesse público. Ficam seu legado, seu exemplo e a saudade entre todos que acreditam na boa política“.

    O governador do Rio Grande do Sul, Marcelo Leite, é outro político que lamentou a morte de Raul Jungmann:

    “Lamento profundamente a morte de Raul Jungmann, aos 73 anos, homem público de trajetória marcante e de grande compromisso com o Brasil. Atuou com seriedade e espírito republicano em diferentes momentos da vida nacional, deixando uma contribuição relevante ao serviço público”.

    O Cidadania, último partido ao qual Jungmann foi filiado, divulgou nota oficial de seu presidente, Roberto Freire, lamentando e relembrando a trajetória do político:

    “O Cidadania recebe com profundo pesar a notícia do falecimento de Raul Jungmann, ex-ministro e homem público de trajetória reconhecida.”

    Raul Jungmann foi militante desde a juventude do PCB e integrou o PPS, legenda que deu origem ao Cidadania, fazendo parte da história do partido desde esse período. Construiu uma vida pública dedicada ao Brasil, atuando com seriedade, diálogo e compromisso democrático no Legislativo e no Executivo, sempre orientado pelo interesse público.

    Mesmo após sua saída formal do partido, manteve uma relação próxima com o Cidadania. Seguiu sendo parceiro, presente no debate político e disponível para contribuir com ideias e formação. Recentemente, participou de atividades com filiados, especialmente em encontros voltados à segurança pública, área em que era referência.

    Sua partida deixa um vazio humano e político. Permanece o legado de coerência, espírito público e compromisso com a democracia.

    O Cidadania se solidariza com familiares, amigos e companheiros, com respeito e gratidão por tudo o que Raul Jungmann representou.

    Roberto Freire

    Presidente Nacional do Cidadania”.



    Fonte: EBC

    espectros homenageiam Jungmann morto ontem políticos Raul todos
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorRio: Cordão do Boitatá estreia no circuito dos megablocos do carnaval
    Próximo artigo Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026 Salvador Por REDAÇÃO

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026 Turismo Por REDAÇÃO

    Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu

    27/01/2026 Social Por REDAÇÃO

    Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

    27/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Comunicação 0

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    Por REDAÇÃO27/01/2026

    O Bahia levou a melhor no primeiro Ba-Vi de 2026. Neste domingo (25) o tricolor…

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.