Durante solenidade realizada às 10h desta quinta-feira (12), na Vila Policial Militar do Bonfim, 77 policiais militares se formaram no Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) Turma 2024.3 do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Ao todo se formaram 335 sargentos na Bahia, em cerimônias simultâneas no interior do Estado.
Os policiais militares são cabos promovidos a sargentos por tempo de serviço que realizaram o curso como etapa necessária para nova graduação. O curso foi iniciado no dia 9 de outubro e concluído no dia 6 de dezembro.
“A formação de sargentos é essencial para o fortalecimento de nossa corporação e deve ser considerada uma prioridade. A experiência adquirida ao longo dos anos certamente enriquecerá as condutas dos novos sargentos nas operações diárias e no aprimoramento do controle do efetivo, especialmente nas modalidades operativas, fortalecendo, assim, a integração entre a oficialidade e as praças da corporação”, pontuou o comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho.
Durante a solenidade, foram homenageados o coronel Jorge Portugal, diretor do CFAP e paraninfo da turma, e o tenente coronel Juarez Giffoni, da Seção de Ensino à Distância do CFAP e amigo da turma.
Os formandos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, que tiveram as melhores médias curriculares, foram premiados como forma de exaltar o mérito intelectual. Foram eles o sargentos Fábio Luiz Lima Coutinho, primeiro colocado, Dalmar Santos do Nascimento, segundo colocado e Gil Mendes Calixto, terceiro colocado. Os novos sargentos da PMBA receberam os certificados das mãos das madrinhas e dos padrinhos.
Fonte: DCS – PMBA