Início Destaques

Operação coordenada pela justiça retira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos no Brasil e na Argentina

Policiais civis cumprem mandados da operação 404, contra pirataria, em Curitiba — Foto: Ministério da Justiça/Divulgação

Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, batizada de “Operação 404“, desativou 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal nesta quinta-feira (19). Esta é a sétima fase da operação, cujo nome faz referência ao erro “404”, que indica página não encontrada na internet. Além de cumprir 30 mandados de busca e apreensão, a operação resultou na prisão de oito pessoas, sendo cinco no Brasil e três na Argentina.

A ação, que faz parte de uma mobilização internacional contra crimes de violação de direitos autorais, também envolveu a remoção de conteúdos piratas de servidores e plataformas digitais. A operação contou com o apoio de polícias civis de nove estados brasileiros e órgãos de defesa autoral de diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai.

Segundo o governo, a distribuição de conteúdo pirata causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de expor os usuários a riscos de segurança cibernética, como o roubo de dados por meio de malwares presentes nos sites piratas. O combate à pirataria continua sendo uma prioridade, com a cooperação de entidades e governos internacionais.

Compartilhe agora: