O cantor Justin Timberlake, 44, revelou na quinta-feira (31) que foi diagnosticado com doença de Lyme. Em suas redes sociais, o artista disse que ficou chocado ao receber o diagnóstico enquanto estava em turnê.
Além dele, outras celebridades também já compartilharam a informação de que convivem com a condição. Em 2020, Justin Bieber revelou que sofria da doença de Lyme e chegou a cancelar shows devido ao seu estado de saúde. A cantora Avril Lavigne foi diagnosticada em 2015 com a condição. Bella Hadid, Kelly Osbourne e Shania Twain também já falaram sobre o assunto.
A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapato e causada pelas bactérias da espécie Borrelia, principalmente a Borrelia burgdorferi. Os sintomas da doença variam de acordo com o estágio e, geralmente, envolvem pele, articulações, coração ou sistema nervoso, de acordo com a Cleveland Clinic.
Os sinais e sintomas mais comuns da doença de Lyme são:
Conforme a doença avança, outros sintomas podem surgir, como:
- Manchas vermelhas em diferentes partes do corpo;
- Paralisia dos músculos faciais (também conhecida como Paralisia de Bell);
- Sensação de dormência (neuropatia);
- Inchaço nas articulações;
- Confusão mental;
- Danos aos nervos do corpo todo (polineuropatia).
A doença de Lyme pode ser diagnosticada por meio da avaliação clínica dos sintomas e do histórico do paciente (se ele esteve em áreas povoadas por carrapatos infectados). O tratamento geralmente envolve uso de antibióticos — quanto mais cedo a doença for identificada e tratada, mais rápida e completa é a recuperação.