A educação, a saúde, a infraestrutura e a agricultura familiar ganharam novos investimentos em São Félix do Coribe, no oeste baiano. Em agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou uma escola de tempo integral para 631 estudantes da rede estadual e anunciou uma série de entregas para diferentes áreas.
Com investimento superior a R$ 26 milhões, o novo colégio passa a integrar a lista de 92 unidades de ensino integral construídas nos últimos três anos na Bahia. A escola dispõe de 12 salas de aula, laboratórios de química, física, informática e linguagens, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de dança, teatro com 200 lugares, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. Também foi entregue um ônibus escolar rural para transporte dos alunos.
“Essa escola tem que ajudar nossos meninos e meninas a realizarem seus sonhos de serem dentistas, advogados, professores, médicos, dançarinos. Não é só um prédio novo, é uma entrega muito cuidadosa para garantir alimentação e educação de qualidade, acesso aos melhores equipamentos. Coisas que elevam a educação da Bahia”, destacou o governador.
O estudante Ângelo Victor Justino, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio e formando em Agroecologia, comemorou a nova estrutura. “Antes a gente mal tinha um laboratório de informática, agora temos laboratórios completos de química e física, com centenas de equipamentos. Eu realmente estou muito feliz”, disse.
Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, a meta do programa é ampliar o repertório dos jovens. “A educação integral amplia a capacidade de aprendizagem, garante segurança alimentar e nutricional, e já mostra resultados, com a Bahia entre os estados com maior número de estudantes que ingressaram em universidades pelo Enem”, ressaltou.
Durante a cerimônia, também foram entregues 450 exemplares do livro AlfaBahia para estudantes e professores do ensino fundamental da rede municipal, como parte do Programa Bahia Alfabetizada.
Saúde e infraestrutura
A saúde pública do município recebeu novos equipamentos para o Hospital Dr. José Bastos, 5 kits odontológicos, 4 kits para Unidades Básicas de Saúde e uma sala de estabilização. Também foram autorizados convênios para a reforma de 5 unidades de saúde e a entrega de equipamentos cirúrgicos.
Na infraestrutura, o governo autorizou projetos de sinalização viária para o centro da cidade, pavimentação de 16 km de estrada vicinal até o povoado de Mozondó e melhorias nos acessos à BR-349. Também foram anunciadas a ampliação do cemitério municipal, a construção de uma capela e obras de calçamento em ruas da sede.
Agricultura familiar
Pequenos produtores rurais receberam 50 barracas padronizadas para a feira da Praça do Forró e um trator com implementos agrícolas, destinado às associações de agricultores familiares.
Com as entregas, São Félix do Coribe passa a integrar a lista de municípios contemplados pelo governo baiano com ações simultâneas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e fortalecimento da agricultura familiar.



