Faleceu neste domingo (4), aos 80 anos, o ex-deputado estadual da Bahia, Paulo Francisco de Carvalho Câmera, mais conhecido como Paulo Câmera. Natural de Itabuna, no sul do estado, ele teve uma longa trajetória na política baiana, exercendo seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), entre 1995 e 2019. A causa da morte não foi divulgada.
Durante sua atuação parlamentar, Paulo Câmera foi relator de orçamentos e presidiu comissões estratégicas, como a de Finanças e Orçamento. Também teve participação de destaque em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e ocupou cargos no Executivo estadual, como secretário de Estado e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A Assembleia Legislativa da Bahia decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-deputado. Em nota publicada nas redes sociais, a Casa destacou o legado de seriedade, competência e dedicação à política deixado por Paulo Câmera.
“Um homem público excepcional, de absoluto respeito e seriedade no trato com as contas públicas, dinâmico, espirituoso, além de ser um gentleman no relacionamento com as pessoas”, diz trecho da publicação. A nota também expressa solidariedade aos filhos do ex-parlamentar — Bárbara, Betânia e Rubens —, amigos e conterrâneos de Itabuna.
A cerimônia de cremação está marcada para este domingo (4), às 16h, no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.