Início Bahia

Moradores de Pojuca protestam contra cobrança abusiva de pedágio na BA-093

Comunidade do Sobe e Desce reivindica isenção de pedágio e manutenção da via de acesso; Protesto causa congestionamento

Foto: Reprodução redes sociais

Moradores da comunidade conhecida como Sobe e Desce, em Pojuca, a 80 km de Salvador, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (29), na BA-093, contra a cobrança abusiva da concessionária Bahia Norte. O protesto começou por volta das 5h e resultou em um extenso congestionamento na região.

Reivindicações dos Moradores

“Estamos sendo vetados do nosso direito de ir e vir. O pedágio teve algumas mudanças e bloquearam as passagens dos moradores. Isso vem afetando muito a comunidade porque muitos pais e famílias dependem do acesso à via, e precisamos de isenção do pedágio,” afirmou Edileusa Carmo dos Santos Borges, moradora e líder do protesto.

Problemas com o Pedágio e a Via de Acesso

Os moradores exigem isenção do pedágio para residentes do bairro e manutenção da via de acesso, que, segundo eles, tem sido palco de diversos acidentes. “Teve um período em que era isento para alguns moradores, mas quem adquiriu transporte depois não conseguiu mais. Com essa mudança de empresa, cancelaram todo o espaço livre dos moradores. Além disso, ainda tem a questão da via de acesso que é péssima. Essa semana teve um acidente devido à falta de manutenção. Ficamos mais de três horas sem energia por causa da Bahia Norte, que nunca está fazendo o papel dela,” acrescentou Edileusa.

Histórico de Protestos

Essa não é a primeira vez que os moradores de Pojuca protestam contra a falta de acesso para quem mora próximo ao sistema de tributos da empresa. Segundo a líder da manifestação, a Bahia Norte prometeu resolver a questão em reunião, mas até agora não houve nenhuma comunicação com a comunidade.

Ação das Autoridades

Equipes do 1º Pelotão da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas para negociar com os manifestantes. Às 8h30, os moradores liberaram parcialmente a via. No entanto, eles afirmam que a passagem só estará completamente livre com a chegada de um representante da Bahia Norte, que até às 9h ainda não havia aparecido.

Resposta da Concessionária

Nossa equipe entrou em contato com a Bahia Norte e aguarda um posicionamento da empresa. O espaço está aberto para manifestações.

Compartilhe agora: