Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano
    • Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia
    • Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento
    • Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano
    • Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu
    • Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
    • Bahia tenta reduzir salário milionário para ter atacante por empréstimo
    • Bahia tem dois atacantes no DM antes de estreia na Série A
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»Ministro rebate críticas a alternativas para elevação do IOF
    Destaque

    Ministro rebate críticas a alternativas para elevação do IOF

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO10/06/2025Nenhum comentário3 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Ministro rebate críticas a alternativas para elevação do IOF
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, rebateu críticas de parlamentares sobre as medidas compensatórias anunciadas pelo governo para substituir o decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), incluindo a taxação em 5% de títulos que atualmente são isentos, como as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI).ebc

    Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ele avaliou que a taxação das LCA, por exemplo, não deve interferir na política de preços de produtos nacionais. 

    “Quem financia sua safra nas LCA é exportador. Não creio que vá afetar a política de preços de produtos no Brasil”, explicou.

    “O Parlamento brasileiro quer estar casado e viver como solteiro. A melhor forma de resolver esse problema é abrir mão dessas emendas parlamentares. O que o governo está buscando fazer é equilíbrio fiscal. Hoje, todas as medidas que o ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad propõe o Parlamento é contra. Então, abra mão de uma parte das emendas e nós vamos ter equilíbrio fiscal no Brasil”, defendeu Teixeira.

    “Acho que o que precisamos fazer nesse debate é que o Parlamento diga o que pode ser feito. Em todas as medidas, há um impedimento para serem adotadas. IOF? Não, não pode. Taxar LCA e LCI? Também não pode. O que pode?”,  questionou Teixeira.

    “Todo mundo fala que tem que ter compromisso fiscal. Esse é o compromisso do presidente Lula e do ministro da Fazenda. Alguma coisa tem que ser feita. Acho, então, que o Parlamento poderia dizer, se não quer uma coisa nem outra, dê alguma coisa para se garantir que tenhamos déficit zero, que é o compromisso do governo”, completou.

    Entenda

    O governo federal vai enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória (MP) voltada para o mercado financeiro, conforme anunciou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite de domingo (8), após reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e líderes partidários.

    “O que essa medida provisória vai nos permitir? Recalibrar o decreto do IOF, fazendo com que sua dimensão regulatória seja o foco da nova versão e possamos reduzir as alíquotas previstas no decreto original, que vai ser reformado conjuntamente”.

    Segundo o ministro, a MP passará a cobrar tributo de 18% sobre o Gross Gaming Revenue (GGR) de empresas de apostas, ou seja, sobre a diferença entre o que as bets arrecadam e aquilo que elas pagam de prêmio, em vez dos 12% cobrados atualmente. Além disso, a medida tributará títulos atualmente isentos, como a LCA e a LCI, em 5%.

    “Eles [esses títulos] continuarão a manter uma distância grande em relação aos títulos públicos em geral [em termos de taxação], mas não permanecerão mais isentos, porque estão criando uma distorção no mercado de crédito no Brasil, inclusive com dificuldades para o Tesouro Nacional”, disse.

    Frente parlamentar

    Após o anúncio do ministro da Fazenda, em nota, a Frente Parlamentar Agropecuária se manifestou contra a MP, alegando que a proposta, se aprovada, pode provocar aumento no preço dos alimentos e prejudicar os recursos do Plano Safra.

    “A medida compromete uma fonte essencial de crédito rural, especialmente para médios produtores e cooperativas, além de encarecer o financiamento do setor em meio a juros altos e queda nas commodities. A conta será paga pelo consumidor que receberá o repasse no preço dos alimentos”, avaliou a frente.

    * Colaborou Priscilla Mazenotti, da Rádio Nacional



    Source link

    alternativas Críticas elevação IOF Ministro para rebate
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorRússia lança um dos maiores ataques aéreos contra Kiev
    Próximo artigo Garnier nega envolvimento em trama golpista: “me ative à minha função”
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026 Salvador Por REDAÇÃO

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026 Turismo Por REDAÇÃO

    Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu

    27/01/2026 Social Por REDAÇÃO

    Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

    27/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Comunicação 0

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    Por REDAÇÃO27/01/2026

    O Bahia levou a melhor no primeiro Ba-Vi de 2026. Neste domingo (25) o tricolor…

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.