O deputado Marcinho Oliveira (UB) parabenizou Alcobaça pelo aniversário de emancipação político-administrativa do município, celebrado no dia 12 de novembro. Por meio de uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou a história do lugar, cuja origem se deu com a criação de uma vila, em 1772, denominada Arraial de Itanhém, situada às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro.
Segundo o deputado, a área onde hoje se encontra o município de Alcobaça pertencia a uma sesmaria (terra doada pelo governo, no Brasil Colônia, para fins de colonização) administrada pelo capitão Francisco Martins Pereira a partir de 1697. Histórica, a cidade de Alcobaça possui belos casarões do século XIX cuja proteção foi recomendada por técnicos do Instituto do Patrimônio Cultural do Estado da Bahia (IPAC-BA). Além dos casarões, o patrimônio cultural de Alcobaça concentra-se também nas manifestações folclóricas.
“Assim sendo, um dos motivos que me levam a apresentar essa moção de congratulações é o reconhecimento ao povo de Alcobaça, que é marcado por sua gente batalhadora que está ali no dia a dia buscando o sustento e o aumento da sua produção, fortalecendo a economia da região. Dessa forma, expresso aqui minha solidariedade e registro o compromisso de representar o município de Alcobaça, junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda ao tempo em que venha a reduzir os principais problemas que mais os afetam”, afirmou.