Destaque da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que ocorre no Parque de Exposições de Salvador, o estande da Gestão Ambiental da Bahia recebeu mais de três mil visitantes desde a abertura do evento, no dia 30 de novembro. No espaço, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) promovem até o próximo domingo (8) ações educativas, de uma forma lúdica e sensorial, levando ao público a rica biodiversidade do bioma Mata Atlântica.
Localizado no Espaço+ Bahia, do Governo do Estado, o estande mostra a importância do bioma de uma forma imersiva, onde a equipe de educação ambiental do Zoológico de Salvador levou para o evento animais taxidermizados, a exemplo do tatu, tamanduá-bandeira, jiboia, gato-do-mato, entre outros, que tem seu habitat natural na Mata Atlântica. No estande, vídeos e imagens convidam os visitantes a conhecer os projetos e políticas ambientais lideradas pela Sema que estão impulsionando a preservação da Mata Atlântica.
O diretor de programas e projetos da Sema, Hans Neto, ressaltou que a alta participação reflete o interesse crescente da sociedade pela conservação da natureza. “A equipe fez uma ambientação levando o visitante a se sentir no meio da floresta, mostrando não só a sua diversidade de fauna e flora, mas também apresentando os serviços ecossistêmicos prestados por ela, como a regulação do clima, abastecimento de água, proteção do solo, geração de renda através do turismo ecológico, além do seu valor histórico-cultural”.
As estudantes de medicina veterinária e moradoras de Salvador, Brenda Naiade e Gleice Machado, visitaram o espaço nesta sexta-feira (6) e se mostraram encantadas com as belezas e diversidade da fauna presente na Mata Atlântica. “No curso temos pouco contato com animais silvestres, são abordadas de maneira mais restrita. Então, quando vimos no Instagram que teria essa vivência, viemos para conhecer a fauna e flora, fiquei surpreendida com a quantidade de projetos de conservação que tem na Bahia”, pontuou Brenda.
Já Gleice falou sobre a vivência proporcionada pelo estande. “Tudo muito lindo e realmente me senti no meio de uma floresta, as árvores, animais, sons, cheiro e até o clima, aqui no cenário, nos conduz para a Mata Atlântica. Bom também para relembrar, chamar a atenção que nosso estado e também aqui em Salvador temos parques e áreas protegidas desse bioma, com a presença de várias espécies de animais”.
Além de engajar o público, o Espaço+ Bahia também ofereceu uma oportunidade de reflexão sobre os desafios ambientais enfrentados na Bahia, destacando o papel da sociedade na promoção de práticas sustentáveis. “A Fenagro é uma oportunidade única para dialogar diretamente com a sociedade, nosso objetivo é que cada visitante saia daqui entendendo a relevância de proteger a Mata Atlântica e adote práticas mais sustentáveis no dia a dia”, completou Hans.
A Fenagro é considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, reúne diversas atrações, como exposições e leilões, feiras gastronômicas, apresentações culturais e debates sobre temas ligados à agropecuária, turismo, desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente.
Fonte: Ascom/Inema