Djavan Santos Conceição, conhecido como “Edcity” e apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas na Bahia, foi preso pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Nexus, realizada nesta quarta-feira (6) em Cuiabá, Mato Grosso. Ele era foragido da Justiça e estava entre os criminosos mais procurados da Bahia, onde ocupava a posição de “Rei de Copas” no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
A prisão aconteceu no Bairro Coophema, onde Edcity se passava por empresário, utilizando documentos falsos. O líder da facção vivia em uma casa de luxo, mantinha uma rotina de alto padrão e ostentava itens de luxo, como bolsas e relógios importados, que foram apreendidos pelos agentes.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE/MT). Além da residência de Edcity, os mandados de busca foram cumpridos no Bairro Nova Esperança, também em Cuiabá.
As investigações indicam que o criminoso e seus associados são suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas, homicídios de rivais, participação em duas chacinas, ataques a caixas eletrônicos e na execução de policiais que combatiam o crime organizado em Lauro de Freitas e Camaçari, cidades da região metropolitana de Salvador. Mesmo foragidos no Mato Grosso, os líderes da facção coordenavam o envio de armas e drogas para a Bahia.
Baralho do Crime
O “Baralho do Crime” é um catálogo da SSP-BA que reúne informações sobre os foragidos mais perigosos do estado, incluindo nomes, apelidos, áreas de atuação e fotos, para estimular denúncias anônimas que auxiliem na localização dos suspeitos. O catálogo completo está disponível no site da SSP-BA, e informações podem ser fornecidas pelo Disque Denúncia, nos números 3235-0000 (capital) e 181 (interior).