Adversário do Bahia neste fim de semana, o Juventude viajará para Salvador sem três titulares em sua delegação. Dentre eles, um velho conhecido da nação tricolor.
Trata-se do centroavante Gilberto, ou “Gibagol”. Um dos grandes artilheiros da história recente do Bahia, o camisa 9 está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo, em jogo disputado na quinta-feira (24).
Gilberto marcou época vestindo a camisa tricolor como o maior artilheiro da nova Fonte Nova, maior goleador do Bahia em edições de Campeonato Brasileiro (46 gols) e por ter entrado no seleto dos 17 maiores artilheiros da história do Bahia.
Titular do Esquadrão entre 2018 e 2021, o atacante marcou 83 gols em 189 jogos, tendo conquistado títulos como o Baianão de 2019 e o Nordestão de 2021 – neste segundo caso, como artilheiro. Contudo, amargou o rebaixamento em 2021.
Na lista dos maiores goleadores do Bahia, ele chegou a ultrapassar nomes históricos como Bobô (81 gols), Marito (72 gols), Léo Briglia (70 gols), Cláudio Adão (67 gols) e Charles (64 gols).
Pelo Juventude, em 2025, Gilberto tem apenas quatro gols marcados em 14 jogos disputados.
Outros dois desfalques do Juventude para enfrentar o Bahia
O zagueiro Marcos Paulo e o volante Caíque também levaram o terceiro amarelo na partida e não jogarão pelo clube gaúcho diante do Esquadrão de Aço.
Na zaga, Abner deve ser escalado como titular. No meio-campo, Giraldo e Peixoto vão disputar a posição. Já no setor ofensivo, Matheus Babi deve ser o centroavante titular.