Início Bahia

Jerônimo anuncia ações contra a violência após série de homicídios em Salvador e RMS

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Crédito: Feijão Almeida/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou nesta segunda-feira (21) sobre o aumento da violência no estado, após uma semana marcada por, pelo menos, 12 assassinatos em Salvador e cidades da região metropolitana. No sábado (19), um ataque a tiros no bairro Sete de Abril, em Salvador, deixou cinco pessoas mortas. Até a manhã desta segunda, nenhum suspeito havia sido preso.

“Estou reunido com o comando central da segurança pública da Bahia para garantir que nossas polícias continuarão trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que, em 72 horas, as forças de segurança detiveram 93 suspeitos de integrar facções criminosas, além de apreenderem cinco fuzis e 1,5 tonelada de drogas, entre maconha, cocaína e crack.

O governador destacou que está em diálogo com o presidente Lula (PT) e o ministro Ricardo Lewandowski para ampliar as ações de integração na segurança pública nacional. Ele também anunciou investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos e equipamentos.

“O combate às facções criminosas e ao tráfico de drogas é uma responsabilidade do nosso governo. A polícia continuará atuando com firmeza para garantir a segurança da população, tanto na capital quanto no interior”, acrescentou Jerônimo Rodrigues.

Chacina no bairro Sete de Abril

Na noite de sábado (19), cinco pessoas foram mortas em um ataque a tiros no bairro Sete de Abril, em Salvador. Os corpos foram encontrados pela Polícia Militar por volta das 22h, na Rua Osório Valente, Loteamento Bosque Real. As vítimas foram identificadas como Rodrigo de Lima dos Santos, Jackson Lima de Souza, Alan Veloso da Conceição, Jackson Reis Barbosa e o filho dele, Jackson Oliveira Barbosa.

De acordo com a Polícia Civil, Alan chegou a ser socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o caso, mas ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Escalada da violência

Com as cinco mortes registradas no Sete de Abril, o número de homicídios em Salvador e região metropolitana nos últimos oito dias chega a 22. A violência levou à suspensão da circulação de ônibus em algumas áreas da capital baiana.

Na região metropolitana, em Candeias, cinco suspeitos de integrar uma facção criminosa foram presos, sendo apontados como responsáveis por abandonarem corpos em Camaçari e Simões Filho. Em outra operação, no bairro de Pernambués, em Salvador, sete homens foram detidos com fuzis, pistolas e drogas.

Entre os recentes casos de violência, destacam-se o assassinato de um produtor de eventos na Ribeira, a morte de duas mulheres na Calçada, o homicídio de um estudante em tentativa de assalto no Uruguai e a descoberta de corpos de mulheres em Fazenda Grande IV.

Compartilhe agora: