O Bahia está vivendo uma nova realidade desde o início da gestão da SAF por parte do Grupo City, mas, nos próximos anos, subirá ainda mais de patamar com um novo centro de treinamento.
O novo CT do Esquadrão já tem local definido: será na Via Metropolitana Lauro de Freitas – Camaçari, inaugurada em 2018 e utilizada para dar mais agilidade aos deslocamentos na Região Metropolitana de Salvador.
A mudança de imóvel tem como objetivo dar justamente mais praticidade ao dia a dia do clube tricolor, com um deslocamento menor em relação à capital baiana e, dessa forma, aumentando a agilidade no traslado de atletas e comissão técnica na ida e volta para casa, possivelmente se tornando ainda o local de concentração dos atletas.
Além disso, a proximidade para o aeroporto também é mais um fator primordial na busca da diretoria da SAF tricolor pelo terreno, tendo em vista as viagens que acontecem após treinamentos em véspera de jogos fora de casa.
Novo CT do Bahia tem inspiração no Manchester City
A área a ser construída pelo Bahia tem 200.000m², com espaço suficiente para a construção de um estádio com capacidade para 15.000 torcedores.
O objetivo do uso desse estádio é para jogos do time feminino e divisões de base.
O projeto do Bahia SAF para o novo CT tricolor tem total inspiração no Etihad Campus, CT do Manchester City e que engloba uma área de 320.000 m².
No caso do centro de treinamentos do Manchester City, já existe um estádio que é utilizado com os mesmos fins que o Bahia deseja para o futuro do seu novo imóvel.
Mesmo dentro do CT da equipe inglesa, o “miniestádio” teve seu naming right vendido: o Academy Stadium é chamado de Joie Stadium, em parceria voltada para a equipe feminina.
Bahia chegou a avaliar terrenos na região da Av. Paralela
Em quase dois anos de buscas por um novo terreno, o Bahia SAF chegou a analisar dois terrenos que ficam localizados na região da avenida Paralela e ainda mais perto do aeroporto.
O primeiro terreno foi a área do Parque de Exposições e outro na avenida Orlando Gomes. Bastidores ainda dão conta de que um terreno na avenida 29 de março também teria sido colocado na mesa de discussões.