Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    16/03/2026

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer
    • Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina
    • Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio
    • Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB
    • Unimed Campinas controla Sodiê Mesquita e estreia com vitória na LBF
    • Gabrielzinho lidera natação paralímpica do Brasil no circuito mundial
    • Neymar passa em branco na véspera de última convocação antes da Copa
    • Oscar 2026: O Agente Secreto encerra campanha sem prêmios
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado em Brasília
    Últimas notícias

    Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado em Brasília

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO22/01/2026Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    vac abr1304232307
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Um guia, com mais de 100 páginas, promete contribuir para o combate à discriminação racial e à intolerância religiosa em relação aos povos de matriz africana no país, em especial no Distrito Federal. O material é uma iniciativa da Secretaria de Combate ao Racismo e às Discriminações, em conjunto com a Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Sindicato dos Bancários de Brasília. A publicação será lançada no Teatro dos Bancários, em Brasília, na noite desta quarta-feira (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, na Bahia, vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana e contará com participação de representantes de diversos terreiros da região. ebcebc

    Apesar de a Constituição Federal garantir o direito “inviolável a liberdade de consciência e de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto”, em 2025 o país registrou 4.424 violações à liberdade de crença ou de culto.

    Esse número mostra um crescimento da intolerância religiosa e representa um aumento de 14% em relação aos 3.853 casos registrados em 2024, de acordo com dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). 

    Entre os pontos em destaque na publicação está o debate sobre os direitos assegurados no ordenamento jurídico do país. Além da liberdade de crença, a Constituição Federal também garante, entre outros direitos, o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, cabendo ao Estado apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, com destaque para as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, como de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

    A publicação, intitulada Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana e Afro-Brasileira, destaca ainda o direito de reconhecimento dos efeitos civis ao casamento religioso. 

    Há previsão, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino.

    Outro destaque é o direito à memória e preservação dos bens de natureza material e imaterial, entre os quais se incluem as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. 

    Sindicato

    O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, destaca que o combate à intolerância religiosa ainda é um dos grandes desafios do Brasil. Na avaliação de Araújo, a iniciativa do sindicato auxilia no combate a esse problema a partir do acesso ao conhecimento e do consequente exercício de direitos, por meio da informação.

    “Nós temos o dia 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007, e mesmo assim, ano após ano, ainda temos violações desse direito. Por isso, a gente decidiu, na Comissão da Verdade da Escravidão Negra aqui do Sindicato dos Bancários, publicar o guia para que a gente possa apresentar mais direitos para essa população vulnerabilizada pelo processo de racismo e que elas possam se defender adequadamente”, disse Araújo à Agência Brasil.

    O bancário lembra ainda que muitos terreiros são prejudicados, por não terem acesso às devidas informações de como devem agir em determinadas situações e exigir seus direitos. 

    Para a entidade sindical, o acesso à informação é fundamental para fortalecimento dos praticantes das religiões de matriz africana e afro-brasileira. Um desses pontos é reconhecer a importância do legado ancestral dessa população na sociedade, “com o conhecimento necessário para que possam defender seus direitos e agir de forma assertiva em diversas situações”.

    “Ao colocar esse guia à disposição de toda a sociedade brasileira e, em particular, das comunidades de matriz africana e afro-brasileira, o sindicato visa possibilitar que essas comunidades se apropriem do conteúdo e se empoderem na defesa de seus direitos, garantidos constitucionalmente e de forma democrática”, ressalta o sindicato.

    Denúncias

    A intolerância religiosa é crime, equiparado ao crime de racismo, sendo inafiançável e imprescritível, com pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa. Se o crime for cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, a pena será de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

    O Disque 100, o Disque Direitos Humanos, é um canal anônimo que recebe denúncias desse tipo de crime e de violações de Direitos Humanos em geral. O serviço dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

    Também é possível denunciar pelo aplicativo de mensagens WhatsApp para receber atendimento ou denunciar, enviando uma mensagem para o número (61) 99611-0100. Pelo aplicativo Telegram, basta digitar DireitosHumanosBrasil na busca do aplicativo.

    Quem quiser denunciar um ato de intolerância ou racismo também pode procurar uma delegacia comum ou especializada, como a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Mensagens preconceituosas, racistas, xenofóbicas e que violem os direitos humanos podem ser denunciadas no site www.humanizaredes.gov.br, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) que atua como canal de comunicação da sociedade com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.



    Fonte: EBC

    Africana Brasília direitos dos guia lançado Matriz povos
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorMRE monitora decisão de eurodeputados que trava acordo com Mercosul
    Próximo artigo Sepromi realiza ato inter-religioso no Pelourinho durante o 6º Festival Cultural da Paz
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    16/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Unimed Campinas controla Sodiê Mesquita e estreia com vitória na LBF

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Gabrielzinho lidera natação paralímpica do Brasil no circuito mundial

    16/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton 

    16/03/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Ceni admite “jogo fraco tecnicamente”, mas destaca luta do Bahia para vencer

    Por REDAÇÃO16/03/2026

    O Bahia segue consolidando sua força como visitante no Brasileirão 2026. Ao vencer o Internacional…

    Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

    16/03/2026

    Artistas do hip hop podem escrever para livro pelo fim do feminicídio

    16/03/2026

    Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB

    16/03/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton 

    16/03/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    SPM conhece experiência de Nova Iorque para promoção da igualdade de gênero

    14/03/2026

    Filho de Ali Khamenei é o novo Líder Supremo do Irã

    09/03/2026

    Em ação estratégica, Setur-BA prospecta novos voos internacionais para a Bahia na feira Routes Americas

    05/03/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.