Na região norte do estado, mais especificamente no território de identidade de Itaparica, o calor do sertão baiano será o clima perfeito para a final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura de 2024. As cidades de Glória, onde acontece a largada e a chegada, e Paulo Afonso sediam o torneio nacional neste final de semana, a partir desta sexta-feira (6), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Promovida pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) e organizada em parceria pela Bahia Adventure Race e Desafio dos Sertões, duas das maiores competições do estado, a prova tem largada das categorias pro nesta sexta-feira, às 22h, após a recepção dos atletas, entrega dos kits e dos mapas e o briefing técnico, na orla de Glória. Cerca de 150 atletas vindos de várias localizações do Brasil, como São Paulo, Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Ceará, vão participar do certame, que define as últimas pontuações no campeonato nacional.
“A competição já é um sucesso. Tivemos que limitar as inscrições a um mês por causa do número de embarcações específicas que temos hoje disponíveis no Nordeste e em nossa mão. Estamos felizes demais com a proporção que esse evento nacional conseguiu dentro da Bahia”, conta Daniel Cardoso, coordenador do Desafio dos Sertões e um dos organizadores do evento.
A prova principal nas categorias quartetos e duplas valendo pelo brasileiro na categoria pro possui 200 km divididos nas disciplinas de canoagem, trekking, mountain bike, orientação, rapel e natação pela região onde cada pedaço conta um pouco da história do Sertão da rica vegetação característica da caatinga e das águas cristalinas e frias do Rio São Francisco.
Daniel explica que os atletas irão largar e seguir por um trajeto de canoagem, com 24km de remo sobre o lago que a antiga cidade de Glória está submersa; mountain bike durante a madrugada até a Serra do Retiro e o Rio do Sal, atravessando o limite entre Glória e Paulo Afonso, além de pontos históricos da região do Sertão famosa por Lampião e Maria Bonita; um rápido trekking para começar a nadar e remar nos cânions do Rio São Francisco, com profundidades chegam a 100m a 150m e pontos de rapel; mais pontos de trekking e bike no Vale do Sal retornando à Glória.
“Nossa previsão é de 20 a 24 horas para chegar a primeira equipe. Mas, é muito relativo e muitas coisas influenciam porque estarão com mapa e bússola entre eles, Pode ser que eles errem em um ponto ou outro. Porém, estaremos já a partir do sábado (7), à noite, esperando os primeiros atletas para comemorar a posição”, pontua. Em seguida, começa a confraternização com a finalização da corrida e a cerimônia de premiação por volta das 10h, também na orla de Glória.
Enquanto isso, a prova de 60km na categoria open larga no sábado, ás 7h30, com aqueles que são iniciantes ou que não estão disputando o brasileiro poderem ter uma experiência semelhante ao trajeto dos principais competidores. O percurso inicia com um remo mais curto de 10km por algumas ilhas até o porto e seguem por um pedal e trekking mais curto na Serra do Retiro e retornam sem sair do município de Glória. A previsão de chegada é do meio da tarde para o início da noite.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora mais um evento que fomenta o esporte no estado ao trazer um campeonato nacional e o turismo esportivo, com atletas de outros estados no interior da Bahia. “A final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2024 na Bahia é resultado de uma política pública eficiente da Sudesb no fomento às variadas modalidades que são praticadas no nosso estado, fortalecendo também o turismo esportivo. Dessa vez, é a região do sertão baiano que terá suas belezas naturais e históricas apresentadas para o Brasil da melhor forma em meio à prática esportiva”, pontua.
Além do apoio da Sudesb através do fomento e do patrocínio da Secretaria de Turismo (Setur-Ba), a autarquia estadual concedeu um ônibus para facilitar a logística dos atletas baianos, principalmente de Salvador e de Feira de Santana, e forneceu 30 barcos para a Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA). “O apoio da Sudesb à corrida de aventura da Bahia é fundamental para nossa modalidade, inclusive no cenário nacional”, comenta Arnaldo Maciel, ex-presidente da FBCA e atual vice-presidente da CBCA.
Fonte: Ascom/Sudesb