Além de dois jogadores do Bahia terem viajado para intercâmbio na Europa, o Gerente Técnico Metodológico do clube, Guilherme Torres, também está em solo inglês para aprimorar seus conhecimentos e realizar uma imersão com foco no desenvolvimento profissional.
A troca de experiências entre profissionais que fazem parte de clubes do Grupo City é comum e já tem sido frequente desde a entrada do Bahia ao conglomerado, no ano passado.
Ex-dirigente da base do Fluminense, Guilherme Torres aceitou o convite do Bahia para iniciar um projeto de reformulação total das divisões de base do Bahia, tendo como foco o modelo de trabalho do Grupo City, em especial do Manchester City.
Guilherme Torres falou sobre a experiência do intercâmbio em Manchester.
“Estamos construindo essa relação com a área de treinamento e metodologia do City Football Group desde a minha chegada ao Bahia, onde temos desenvolvido muitas ações em conjunto para a formação dos nossos jovens jogadores, considerando a ideia global do grupo e o nosso contexto. Esse intercâmbio veio para fortalecer ainda mais esses laços a partir de uma imersão dentro do clube matriz, o Manchester City, vivendo o dia a dia do que há de melhor no mundo no que diz respeito ao desenvolvimento de jovens jogadores de futebol. Estão sendo momentos muito valiosos, com muita troca de conhecimentos e experiências para o desenvolvimento da metodologia de formação dos Pivetes de Aço, pensando no futuro do Bahia”, disse o profissional.
Assim como Guilherme Torres, outros profissionais com passagem pela base do Fluminense também foram contratados entre 2023 e 2024, entre eles o próprio Diretor-executivo da base, Marcelo Teixeira.
A escolha por Xerém como “modelo” dentro do Brasil também passa diretamente pelo conhecimento que o próprio Grupo City já possui em relação ao trabalho de base realizado pela equipe carioca.
Jogadores do Bahia em intercâmbio na Europa
O atacante Ruan Pablo atualmente está participando de treinamentos com a equipe sub-19 do Manchester City.
Já Sidney foi enviado para um intercâmbio com o time sub-21 do Lommel SK, da Bélgica.
Os dois jogadores voltarão para o início da pré-temporada do time sub-20 do Bahia, na segunda quinzena de dezembro. Eles jogarão as três primeiras partidas do Baianão.