Início Arte Festival internacional incentiva itinerário turístico da capoeira no Centro Histórico de Salvador

Festival internacional incentiva itinerário turístico da capoeira no Centro Histórico de Salvador

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Um roteiro turístico por lugares ligados à tradição da capoeira no Centro Histórico de Salvador é um dos destaques do 10º Festival Internacional de Capoeiragem, aberto na noite de quarta-feira (31), na Arena Sesc-Senac, no Pelourinho. Houve a apresentação do grupo do Mestre Acordeon, baiano que ensina capoeira no exterior, e homenagens a ídolos do segmento. Promovido pelo Instituto CTE Capoeiragem, dirigido por Mestre Balão, o evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), por meio da Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo). A programação segue até sábado (3), com oficinas, debates, ações culturais e formatura.

“Mapeamos 22 pontos no Centro Histórico, onde ocorreram fatos relacionados à capoeira, entre os séculos 19 e 20, e batizamos de tour capoeirístico, que pode ser feito também virtualmente. Vamos fazer o passeio no sábado, saindo do Elevador Lacerda”, explicou Mestre Balão. O tour virtual está disponível no site www.mapadacapoeira.com.br.

Além de reverenciar grandes mestres baianos, o festival busca fortalecer conexões internacionais. “Conheci a capoeira há 20 anos, em meu país, e agora realizo o sonho de conhecer a Bahia. Visitar lugares que eu só ouvia falar em músicas está sendo uma glória. O povo é simpático e acolhedor, e a cultura é muito rica”, pontuou o capoeirista Walter Neguinho, de Cabo Verde, na África.

A portuguesa Olga Monteverde Wallraff assistiu à primeira apresentação de capoeira, em Lisboa, ficou encantada e virou professora da mistura de luta e arte.  “Comecei a tomar aulas e hoje ensino capoeira na Alemanha, onde passei a morar. Vim conhecer Salvador em 2001, cidade que faz eu me sentir em casa. Quero trazer meus alunos para férias na Bahia”, relatou.

Compartilhe agora: