Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

    30/07/2025

    Hugo Motta diz que providências sobre Zambelli já estão sendo tomadas

    30/07/2025

    Goleada põe seleção feminina na final da Copa América e na Olimpíada

    30/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
    • Hugo Motta diz que providências sobre Zambelli já estão sendo tomadas
    • Goleada põe seleção feminina na final da Copa América e na Olimpíada
    • Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios
    • Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas
    • Prazo de inscrições do Enamed termina nesta quarta-feira
    • Copa do Brasil: Inter recebe Flu em primeiro jogo das oitavas de final
    • Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Estudo da ANP sugere três novos blocos no pré-sal da Bacia de Campos
    Últimas notícias

    Estudo da ANP sugere três novos blocos no pré-sal da Bacia de Campos

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO29/07/2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    trbr9502 0
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Os campos de pré-sal, responsáveis por 79,8% do total de petróleo e gás natural produzidos no Brasil, podem ganhar o reforço de três blocos exploratórios, classificados como “de elevado potencial”. Estudos geoeconômicos que sugerem esses novos pontos de produção foram aprovados na semana passada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).ebcebc

    Os três blocos exploratórios ─ Calcita, Dolomita e Azurita ─ estão localizados na Bacia de Campos, litoral do Sudeste. As pesquisas fazem parte do Projeto Calcita, da ANP, órgão regulador da indústria de petróleo no país e vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME).

    Juntos, Calcita, Dolomita e Azurita somam 6,2 mil quilômetros quadrados (km²). Os estudos indicam a existência de condições técnicas e econômicas favoráveis ao desenvolvimento de grandes projetos na região. 

    Os resultados dos estudos e as coordenadas dos blocos definidos serão encaminhadas ao MME, que detém a prerrogativa de divulgar a localização geográfica e propor a inclusão no regime de partilha ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    O CNPE é um órgão de assessoramento da Presidência da República formado por representantes de diversos ministérios. O regime de partilha é a forma na qual áreas de exploração de petróleo são licitadas à iniciativa privada, criada após a descoberta do pré-sal e que prevê que uma parte da produção pertence à União.

    Para que os três novos campos possam ser oferecidos em leilões, é preciso também manifestação conjunta do MME e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

    “A iniciativa reafirma o compromisso da ANP com a valorização estratégica dos recursos do pré-sal brasileiro, contribuindo para o aumento da previsibilidade regulatória e o fortalecimento da concorrência no setor de petróleo e gás”, registrou a agência reguladora em nota.

    Petroleiros

    Ao comentar a projeção de novos blocos a pedido da Agência Brasil, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), criado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), destaca que, mesmo quase duas décadas após a descoberta do pré-sal, “a região continua a revelar um potencial energético de suma importância, consolidando sua posição como elemento estratégico para o desenvolvimento do Brasil”.

    Com base em dados da ANP, o Ineep aponta que, no período de 2015 a 2024, de 36 poços exploratórios perfurados no pré-sal, 29 resultaram em notificações de descoberta.

    Por isso, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, ressalta a importância de a Petrobras manter o direito de preferência na exploração das novas áreas. Ele critica o Projeto de Lei (PL) 3.178/2019, que tramita no Senado, que propõe retirar da estatal brasileira o direito de preferência, fazendo com que outras petroleiras tenham maior chance de arrematar blocos em leilões.

    “Configura-se como um grave prejuízo tanto estratégico quanto econômico para a nação”, avalia Bacelar.

    O PL foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado e seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A principal mudança é a revogação do artigo da Lei 12.351, de 2010, que garante à Petrobras o direito de preferência com 30% de participação nos consórcios e a prerrogativa de operar os blocos licitados, mesmo sem apresentar a melhor oferta.

    Os defensores do PL argumentam que a mudança na lei permitirá maior concorrência pelas áreas licitadas. Se passar pelo Senado, a matéria precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial.

    Bacelar, da FUP, critica também a proposta do PL de permitir que áreas do pré-sal sejam licitadas no modelo de concessão.

    “Torna-se imprescindível que os contratos de exploração e produção nessas áreas, bem como em outras do mesmo polígono [do pré-sal], sejam firmados sob o regime de partilha”, defende.

    A Agência Brasil também pediu ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) ─ que representa empresas do setor ─ comentários sobre os novos blocos, mas não recebeu resposta.

    Partilha x concessão

    A descoberta do pré-sal foi tão significativa para o potencial de produção de petróleo brasileiro que levou o governo a mudar o regime que autorizava as empresas a explorarem a riqueza submersa.

    Dessa forma, nas áreas de pré-sal vigora o regime de partilha. Nesse modelo, a produção de óleo excedente (saldo após pagamento dos custos) é dividida entre a empresa e a União. Quando é realizado o leilão que autoriza a buscar e produzir petróleo em uma área, vence o direito de explorar a companhia que oferece a maior parcela de lucro à União.

    Essa regra é diferente do modelo de concessão, válido nos demais blocos de óleo e gás. No modelo tradicional, o risco de investir e encontrar – ou não – petróleo é da concessionária, que se torna dona de todo o óleo e gás que venham a ser descobertos. Em contrapartida, além do bônus de assinatura ao arrematar o leilão, a petrolífera paga royalties e participação especial (no caso de campos de grande produção).

    Junto com o modelo de partilha, foi criada uma estatal, a Pré-Sal Petróleo (PPSA), sediada no Rio de Janeiro e vinculada ao MME, que representa a União no recebimento das receitas. Ou seja, a PPSA vende o petróleo entregue pelas petroleiras à União.

     



    Fonte: EBC

    ANP Bacia blocos campos Estudo novos présal sugere três
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorCusto da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes
    Próximo artigo 8/1: Moraes autoriza desconto na pena de condenado por quebrar relógio
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

    30/07/2025 Bahia Por REDAÇÃO

    Hugo Motta diz que providências sobre Zambelli já estão sendo tomadas

    30/07/2025 Política Por REDAÇÃO

    Goleada põe seleção feminina na final da Copa América e na Olimpíada

    30/07/2025 Esportes Por REDAÇÃO

    Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

    30/07/2025 Destaque Por REDAÇÃO

    Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas

    30/07/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Prazo de inscrições do Enamed termina nesta quarta-feira

    30/07/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

    30/07/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024
    Não perca
    Bahia 0

    Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

    Por REDAÇÃO30/07/2025

    É dia de Bahia em campo pela Copa do Brasil! Nesta quarta-feira (30), o Esquadrão…

    Hugo Motta diz que providências sobre Zambelli já estão sendo tomadas

    30/07/2025

    Goleada põe seleção feminina na final da Copa América e na Olimpíada

    30/07/2025

    Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

    30/07/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Bahia encara o Retrô buscando vantagem nas oitavas da Copa do Brasil

    30/07/2025

    Candidatos e partidos têm até hoje para apresentar contas parciais à Justiça Eleitoral

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Alckmin conversa com secretário de Comércio dos EUA sobre tarifaço

    27/07/2025

    Lula chama Trump “para conversar” e reafirma que Brasil tenta negociar

    26/07/2025

    Senadores dos EUA falam em “abuso de poder” de Trump contra o Brasil

    25/07/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.