A Escola Afro-brasileira Maria Felipa, situada em Salvador, está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para o ano letivo de 2025. O benefício é destinado a crianças negras e indígenas em situação de vulnerabilidade social, e as inscrições devem ser feitas online pelos responsáveis até 15 de novembro.
A escola, uma instituição de ensino particular, tem mensalidades que variam de R$ 1,2 mil a R$ 2 mil. Para se inscrever, os candidatos devem atender a alguns pré-requisitos e passar por um processo seletivo. Entre os critérios exigidos estão:
- Renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
- Residência em bairros periféricos ou áreas em situação de vulnerabilidade social, quilombos ou comunidades indígenas;
- Declaração de Pertencimento Étnico para crianças indígenas.
Os documentos necessários incluem uma carta explicando a situação financeira da família e justificando a necessidade da bolsa, comprovações de renda ou ausência dela, carteira de trabalho, os últimos três contracheques e comprovante de residência. Além disso, é preciso enviar documentos da criança, como certidão de nascimento ou RG, foto 3×4, cartão de vacina e documentos dos responsáveis, como RG e CPF.
LEIA TAMBÉM:
- Senai Bahia abre 1.060 vagas gratuitas para cursos técnicos no processo seletivo de 2025
- Davi Brito desiste de faculdade de medicina e escolhe novo curso: ‘Sonho nunca morre’
Famílias que participam do Programa Bolsa Família ou do Auxílio Brasil devem apresentar comprovações de vulnerabilidade social, como CadÚnico, cartão do Bolsa Família ou comprovante do Auxílio Brasil. Toda a documentação deve ser enviada por e-mail com o título “Seleção de Bolsas Maria Felipa – 2025” para escolinhamariafelipa@gmail.com. Uma comissão avaliará os documentos com base nos critérios socioeconômicos e raciais.
Os candidatos que passarem para a fase de entrevistas serão notificados por e-mail até o dia 18 de novembro. O resultado final, após todas as etapas, será divulgado no dia 6 de dezembro.
Além das bolsas sociais, a escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão de Salvador, oferece desconto de 15% nas mensalidades para filhos e dependentes de servidores públicos, através do Programa de Bolsas Estudantis (PBE) da Prefeitura de Salvador. Servidores interessados podem consultar o edital da secretaria.
Fundada em 2019, a Escola Maria Felipa é a primeira instituição privada no Brasil a adotar uma educação afroreferenciada e antirracista, reconhecida pelo Ministério da Educação. Seu currículo incorpora as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que exigem o ensino da cultura e história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas.