Início BRASIL

Eleições: moradia também é competência dos municípios

Foto: Fernando Frazão / EBC

Elisangela Jesus da Silva, conhecida como Janja, vive há oito anos na Ocupação Aliança em Cristo, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) no Recife. Ela e sua família enfrentam dificuldades financeiras e a constante ameaça de despejo devido à falta de regularização fundiária da área, que está localizada em uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Janja faz parte dos milhões de brasileiros que enfrentam o déficit habitacional, estimado em 6,2 milhões de domicílios, segundo um estudo da Fundação João Pinheiro. Este déficit é agravado por questões como a precariedade das condições de moradia e o alto custo dos aluguéis. Além disso, a Campanha Despejo Zero estima que 1,5 milhão de pessoas no Brasil estão sob risco de despejo ou remoção forçada.

Organizações como a Habitat Brasil atuam em defesa do direito à moradia, destacando a necessidade de regularização fundiária e políticas públicas municipais eficazes, que garantam habitação de interesse social e combatam a especulação imobiliária.

Compartilhe agora: