Início Eleição

Eleições 2024: conheça os recursos de acessibilidade para eleitores com deficiência física, auditiva e visual

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Bahia registrou um aumento de 39% no número de eleitores com deficiência entre 2020 e 2024, passando de 54.790 para 76.198 pessoas aptas a votar com algum tipo de limitação. Entre esses eleitores, 22.764 possuem deficiência de locomoção, 14.089 têm deficiência visual, e 8.744 enfrentam limitações auditivas.

Os eleitores com dificuldades de locomoção tiveram até agosto deste ano para solicitar a transferência para seções de votação acessíveis. Das 37.477 seções eleitorais distribuídas pelo estado, 19.573 estão preparadas para receber eleitores com algum tipo de deficiência. Para aqueles que não conseguiram mudar de seção a tempo, a prioridade na fila de votação continua garantida, incluindo, também, pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista.

Além disso, eleitores com deficiência física têm o direito de serem acompanhados na cabine de votação por alguém de sua confiança, desde que essa pessoa se identifique ao presidente da mesa eleitoral.

Entre as novidades de acessibilidade para as eleições de 2024, destaca-se o recurso voltado para pessoas com deficiência visual. Pela primeira vez, uma voz chamada Letícia estará disponível nas urnas para fornecer orientações básicas, como a leitura dos números digitados e a confirmação do nome do candidato escolhido. Fones de ouvido serão disponibilizados para assegurar o sigilo do voto. Além disso, todas as urnas contarão com teclas antiaderentes e em braille para facilitar a identificação.

Já para os eleitores com deficiência auditiva, as urnas contarão com intérpretes de Libras, que aparecerão no canto inferior da tela, traduzindo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) os cargos em disputa, facilitando o entendimento do processo eleitoral para esses eleitores.

Compartilhe agora: