Início Serviços Diversidade e inclusão: projeto promove aumento de 400% no número de mulheres...

Diversidade e inclusão: projeto promove aumento de 400% no número de mulheres em cargos antes ocupados por homens

Primeiro censo de diversidade e inclusão nacional da OR é divulgado e tem números significativos que consolidam a D&I na empresa

Salvador Notícia: Foto/Divulgação

Diversidade e inclusão são pontos importantes e cruciais para que as empresas possam ter um bom desenvolvimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton 2022, as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, o que representa grande avanço em relação a anos anteriores.

Com a evolução social, muitas empresas estão percebendo que investir em um ambiente de trabalho mais justo, plural, inclusivo e diversificado, não apenas cria oportunidades profissionais como garante uma transformação social bastante expressiva, abrindo frente para que outras empresas do setor apoiem e invistam na causa.

Visando contribuir com esse desenvolvimento nesses espaços , mobilizar recursos, mensurar impactos e engajar as lideranças, a OR instituiu o Comitê de Diversidade e Inclusão da OR que tem por objetivo desenvolver políticas e ações transformadoras para seus colaboradores e consequentemente para a sociedade, com projetos como a capacitação sobre diversidade, letramento racial, bate-papo sobre assédio, mentoria de mulheres, protagonismo negro, conscientização sobre acolhimento ao público LGBTQIA+, presença feminina nas obras e participação como signatária da ONU Mulheres.

Uma das ações que merece destaque é o programa ‘Mulheres na Obra’, um projeto que visa promover o trabalho da mulher dentro da construção civil, buscando desconstruir a ideia de que o ambiente da construção civil é apenas para o homem. A iniciativa já promoveu em Recife e Salvador um aumento superior a 400% no número de mulheres na operação em cargos historicamente ocupados por homens, o que significa que 80 mulheres na OR hoje estão sendo capacitadas para programas na linha de frente da construção civil.

Para a funcionária Marli, beneficiada pela iniciativa, a experiência com a implantação do programa tem sido positiva. “Essa experiência é a melhor que já vivi, pois sou respeitada da melhor forma possível e não existe desigualdade. Em outros locais já sofri preconceito por ser mulher e aqui é uma empresa qualificada que tem esse projeto ‘Mulheres na Obra’, e espero que esse projeto possa expandir para outras empresas. Minha palavra chave é gratidão, a OR é uma empresa que dá oportunidade de nós mulheres ocuparem nossos espaços, lugar de mulher é onde ela quiser.”

Com o primeiro censo de diversidade realizado pelo Comitê, nos setores administrativos da empresa, apontam que a inclusão de mulheres nos cargos de liderança segue em ascensão, pois dos 53% do número de mulheres que trabalham na OR, 17,5% estão ocupando cargos de líderes, uma representatividade de 46% de mulheres em cargo de liderança.

“Começamos a abordar o tema de D&I de forma elucidativa e capacitatória para as lideranças da OR mitigando vieses inconscientes. Ao percebermos o ambiente fértil em que estávamos interagindo, nos estruturamos com recursos internos para as primeiras ações de um programa amplo. Especificamente nas obras, tínhamos o desafio de aumentar a participação feminina nas atividades de produção, o que foi feito com o apoio dos encarregados e técnicos que inicialmente identificaram mulheres do próprio canteiro para as funções de linha. Hoje já temos treinamentos específicos para esse público e o compromisso de que 100% de nossas obras operem implementando o programa.”, conta Cristiane Giansante, integrante do Comitê.

Para Cristiane, o objetivo do Comitê é que a cada dia possam ser desenvolvidas ações afirmativas de inclusão que contribuam e reparem os desafios relacionados à evolução social. “A atual geração de líderes tem um papel fundamental em criar ambientes que acolham, integrem e deem oportunidade a pessoas diversas, temos um caminho longo pela frente, no entanto já temos indicadores que nos apontam evolução e nos motivam a investir nesta jornada”.

Compartilhe agora: