“Acredito que os Jogos da Juventude serão uma lembrança inesquecível na minha vida como atleta e, também, um momento de batalha, pois, até chegarmos aqui, tivemos várias etapas. Mas com o apoio do Bolsa Esporte, acredito que posso chegar mais longe e sei que darei o meu melhor para trazer medalha não só pra mim, mas pra todo o meu estado”.
A expectativa é da estudante atleta de judô Maria Helena Dourado, 15 anos, uma dos 33 atletas competidores que viajaram na tarde desta terça-feira, 12, para João Pessoa, Paraíba, representando a Bahia na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontece naquela capital até o dia 30 de novembro.
Maria Helena Dourado é estreante nos Jogos da Juventude, mas não em competições escolares, pois representou a Bahia na etapa dos Jogos Escolares Brasileiros 2023, competição para estudantes atletas de 12 a 14 anos, tendo conquistado a medalha de bronze na modalidade de judô. Agora, aos 15 anos, encara um novo desafio, mostrando-se empolgada para a experiência em uma nova competição que reúne os melhores do país em sua faixa etária.
O embarque do primeiro grupo da Bahia tem um total de 50 pessoas, sendo 33 jovens de 13 a 17 anos e demais comissão técnica, jornalista e fisioterapeuta. O bloco inicial de provas será nas modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.
Do total de atletas já em João Pessoa, 19 são estudantes de escolas públicas e 14 de escolas particulares dos municípios de Barra da Estiva, Barreiras, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Irecê, Jequié, Juazeiro, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador e Simões Filho.
Durante toda a competição dos Jogos da Juventude deste ano, a Bahia será representa por 147 estudantes atletas que farão a viagem divididos em três grupos: nesta terça-feira (12), no dia 17 de novembro (domingo) e, por fim, no dia 23 de novembro (sábado), completando, assim, a delegação que representará o estado em 17 modalidades esportivas. Além dos atletas, a delegação é formada por técnicos, professores, oficiais e outros profissionais de apoio, totalizando 189 pessoas. Todos os voos com destino a João Pessoa terão partidas nas datas mencionadas às 14h55, de Salvador.
Apoio
O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), realizou as seletivas escolares classificatórias para a etapa nacional e concedeu os uniformes de viagem mais as passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos.
Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o maior evento esportivo escolar do país contará com 4,2 mil estudantes atletas de João Pessoa-PB e mais 26 unidades federativas de todo o Brasil, além de 750 treinadores e 558 árbitros.
Fonte: Ascom/Sudesb