Home Destaques Decreto de situação de emergência da Bahia foi reconhecido pelo governo federal

Decreto de situação de emergência da Bahia foi reconhecido pelo governo federal

O governador da Bahia, Rui Costa, se reuniu em Salvador com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o vice-almirante André Luiz Santana, comandante do 2º Distrito Naval, para discutir novas ações de análise das manchas de óleo no litoral baiano, seus impactos socioambientais, as causas e soluções para o problema que atinge o Nordeste.

No encontro, o ministro anunciou que decreto de situação de emergência da Bahia foi reconhecido pelo governo federal e que deve ser publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (22). Com isso, o estado pode contar com recursos federais para combater as manchas. O ministro disse que o governo deve enviar ao estado cerca de mil equipamentos para ajudar nos trabalhos.

“É um evento, um destare ambiental que não tem precendentes. A natureza geoquímica desse óleo faz com que tenha uma densidade que fica abaixo da lâmina de água. Uma operação muito grande, uma dificuldade técnica gigantesca. Nesse caso, estamos aprendendo a conseguir evoluir e descobrir a causa disso. Não sabemos quando aconteceu esse derramamento e nem em que local aconteceu”, destacou o ministro.

Compartilhe agora: