A Conmebol não atendeu ao pedido feito pela CBF, que desejava mudanças no formato de classificação dos times brasileiros para a Libertadores.
A CBF possui sete vagas para a Copa Libertadores, sendo cinco delas diretas (4 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil, e outras duas vagas para a Pré-Libertadores via Brasileirão.
O pedido da CBF era de excluir as vagas brasileiras na Pré-Libertadores em troca de uma vaga a mais na fase de grupos. Ou seja, a Série A passaria a ter cinco vagas, além da Copa do Brasil e dos possíveis campeões das copas continentais.
É importante ressaltar que a CBF não solicitou uma mudança no regulamento com o Brasileiro em andamento, já que as alterações só teriam validade a partir de 2025, para a Libertadores de 2026.
Conmebol não aceita pedido feito pela CBF e mantém regulamento
Conforme publica o ge, não houve nenhum avanço no pedido feito pela CBF à Conmebol.
A confederação responsável pelo futebol na América do Sul não pretende alterar em nada o formato da Libertadores ou da Sul-americana.
Um motivo seria o fato de os contratuais comerciais terem validade até 2026. Ao menos até esse período, nenhuma alteração será feita nas competições.
Ademais, o ofício foi enviado pela entidade brasileira no mês de setembro. Ou seja, o assunto já estava oficialmente resolvido há dois meses.
A CBF, contudo, adotou transparência ao revelar que havia enviado essa solicitada.