Início ASTRONÔMIA

Cometa do Século se aproxima da Terra e será visível em outubro no Brasil

Fotógrafo registrou o momento em que o ‘cometa do século’ rasgou os céus da Bahia – Foto: Alexsandro Mota/Reprodução/SALVADOR NOTÍCIA

O Cometa do Século, oficialmente chamado de C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), será um dos fenômenos astronômicos mais importantes do século e estará visível com maior nitidez no mês de outubro de 2024. A sua máxima aproximação à Terra ocorrerá no domingo, 13 de outubro, quando estará a aproximadamente 70.724.459 km do nosso planeta, segundo informações de Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional (ON).

Aparição e Visibilidade

Entre agosto e setembro, o cometa ficou ofuscado pelo brilho do Sol, dificultando sua observação. Entretanto, Monteiro destacou que, após o dia 11 de outubro, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol. Embora ainda não seja garantido que o cometa será visível a olho nu, o uso de binóculos ou telescópios pode facilitar a observação.

Onde e Como Observar

Para quem deseja contemplar o C/2023 A3, o especialista recomenda que a observação seja feita em locais longe da poluição luminosa, com os olhos voltados para o horizonte leste nas madrugadas de outubro, por volta das 4h30. Na segunda metade do mês, o cometa poderá ser visto no horizonte oeste, logo após o pôr do sol, enquanto transita pelas constelações do Sextante, Serpente e Ofiúco.

Monteiro também alerta que será necessário encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído, pois o cometa estará baixo no céu, a uma altura de até 30 graus.

Origem e Nome

Apelidado de “Cometa do Século”, o C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 pelas instituições Tsuchinshan e ATLAS, e seu brilho é comparável ao famoso cometa Hale-Bopp, de 1997, que foi um dos mais brilhantes do século 20.

Monteiro explica que esses cometas são corpos celestes compostos por poeira, rocha e gelo, e são remanescentes da formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, liberam gases e formam caudas brilhantes que tornam o fenômeno ainda mais espetacular para os observadores.

Expectativas para o Cometa

Apesar de a intensidade do brilho dos cometas ser imprevisível, há uma grande expectativa entre astrônomos e observadores de todo o mundo para testemunhar esse evento único. Para garantir uma boa visão do fenômeno, é recomendado usar binóculos ou telescópios e acompanhar as datas específicas de sua maior visibilidade.

Prepare-se para observar esse incrível fenômeno e garantir que você tenha uma visão clara e desobstruída para aproveitar ao máximo o “Cometa do Século”.

Compartilhe agora: