A Clínica Matteoni, em Salvador, está oferecendo exames gratuitos para pacientes diagnosticados com doença gordurosa do fígado associada a síndromes metabólicas. A ação faz parte de um projeto de pesquisa da clínica, que disponibilizou 30 vagas para exames especializados.
Os interessados devem enviar um e-mail para administracao@clinicamatteoni.com.br ou entrar em contato pelo número (71) 9 9984-6410. Para participar, os pacientes precisam atender a alguns pré-requisitos: apresentar um pedido médico, não possuir histórico de alcoolismo ou de hepatite B, C ou autoimune, além de ter em mãos exames laboratoriais recentes — realizados nos últimos seis meses — que incluam bilirrubina total, albumina, tempo de protrombina, plaquetas, fosfatase alcalina, creatinina, ALT, AST e GGT.
A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, está frequentemente ligada a hábitos de vida, como consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, sedentarismo e, em alguns casos, ao consumo abusivo de álcool. Quando não tratada, a condição pode evoluir para problemas graves, como fibrose e até cirrose.
O projeto da Clínica Matteoni visa validar uma nova técnica para quantificação da gordura hepática, chamada Ultrasound Fat Fraction. A avaliação inclui exames de ultrassom, ressonância magnética e elastografia, que podem oferecer um diagnóstico mais preciso e ajudar na condução de tratamentos futuros.