Início Arte

Cine Janela exibe performance de artista angolano Thó Simões apresenta “Intocável” em projeto de projeção audiovisual durante quarentena

FOTO: IMAGEM DIVULGAÇÃO

O artista visual angolano Thó Simões é um dos atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia que estão vivenciando uma experiência diferente de trocas culturais, numa prática a distância, devido às condutas de isolamento social em combate à pandemia da Covid-19. Em meio às relações com Salvador, o Cine Janela, que vem transformando o bairro do Dois de Julho em tela de cinema durante a quarentena, vai exibir a performance “Intocável”, criada por Thó neste período e que justamente questiona: como vai ser? Os sentimentos, amores, anseios, o que fazer deles? Como conseguir? Restaremos nós, ainda, humanos? Os moradores da Rua da Faísca poderão assistir à obra projetada no Edifício Maria Helena neste domingo, 12 de julho, às 20h, com transmissão também no Instagram do projeto (@cine.janela).

Sobre o Cine Janela – Em tempos de quarentena, artistas, produtores e gestores culturais de todo o mundo têm buscado formas de não deixar a cultura e as artes adoecerem, além de oferecerem ao público a possibilidade de continuar acessando conteúdos artísticos. Festivais online, lives em redes sociais, editais e muitas outras iniciativas têm sido promovidas para entreter o público em casa. A ideia do Cine Janela Salvador surgiu das mentes irrequietas das cineastas Jamile Coelho e Cíntia Maria e do gestor cultural Chicco Assis, moradores do Dois de Julho, inspirados por iniciativas que já vinham acontecendo em outras cidades do Brasil e do mundo. A proposta é manter a arte e a cultura pulsantes nesses tempos de quarentena. Para Jamile Coelho, “o cinema é uma janela capaz de transportar pessoas para outros lugares além da quarentena e, através do projeto Cine Janela, podemos criar outras formas de interação e romper as barreiras do isolamento”. O coletivo encontrou na projeção de filmes através da janela a possibilidade não apenas de continuar o trabalho em prol da disseminação da cultura, mas também de movimentar a rotina da vizinhança.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já experimentaram esta oportunidade.

Cine Janela

Com: Thó Simões (Angola)

Performance: “Intocável” (2020)

Quando: 12 de julho de 2020 (domingo), 20h

Onde: Projeção no Edifício Maria Helena – Rua da Faísca, Dois de Julho

Transmissão no Instagram @cine.janela

Compartilhe agora: