Cerca de 2 mil caranguejos foram apreendidos na noite de segunda-feira (17), em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os animais da espécie guaiamum estavam sendo transportados sem condições higiênico-sanitárias e sem nota fiscal.

A Polícia Rodoviária Federal informou que os crustáceos foram encontrados no compartimento de carga, um reboque que estava acoplado em um carro de passeio. Além disso, a carga não tinha Guia de Trânsito de Animal (GTA) e refrigeração adequada. Entre caranguejos, ainda foram encontradas fêmeas, cuja pesca é proibida na Bahia e em mais seis estados do nordeste.

O condutor do veículo assumiu que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, e iria comercializá-los em bares e restaurantes de Aracaju, em Sergipe.

A polícia encaminhou o motorista para a delegacia e acionou o Ibama para adotar as medidas cabíveis em relação ao caso. Não há informações se o homem permaneceu detido.

Ainda de acordo com a PRF, em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A partir disso, nestes períodos de proibições, é possível garantir a reposição dos caranguejos na natureza.

Compartilhe agora: